Faro volta a ser a “capital” dos motociclistas a partir de quinta-feira

Alguns já cá estão, outros vêm agora a caminho e muitos ainda estarão para chegar. Certo é que haverá milhares […]

Concentração de Motoclube de faroAlguns já cá estão, outros vêm agora a caminho e muitos ainda estarão para chegar. Certo é que haverá milhares de “motards” em Faro (e não só) a partir de quinta-feira, para participar na 33ª Concentração Internacional de Motos do Motoclube de Faro.

Os atrativos da festa são bem conhecidos, naquela que é já uma das maiores e mais emblemáticas concentrações de motos da Europa. A festa, como sempre, dura quatro dias, terminando no domingo.

O modelo está bem afinado e, por estes dias, o recinto do Vale das Almas, junto ao Aeroporto de Faro, já está pronto para receber os visitantes, que chegam de muitos países e até continentes diferentes.

Este ano, a organização perspetiva que a adesão se mantenha «no mesmo nível do ano passado» e aponta para as «15 mil inscrições [de motos], o que dará 20 e tal mil pessoas», segundo o presidente do Motoclube de Faro José Amaro.

Números longe de outros anos, para o que muito contribui a crise, mas que não impedem o Motoclube farense de manter o espírito que tornou este evento uma referência internacional. Aos concertos com artistas internacionais e nacionais, ao concurso «Miss T-shirt Molhada», ao desfile final e ao Bike Show, no Vale das Almas, junta-se a animação de rua e musical «de quinta a domingo»  na Baixa de Faro, bem como uma exposição sobre a cultura “motard” do artista espanhol António Merinero, no Club Farense.

Na música, destaque para o regresso de Steve Harris, guitarrista dos Iron Maiden, desta vez acompanhado pela banda British Lion. O conhecido artista britânico irá atuar no sábado, o mesmo dia em que atuam os portugueses Moonspell, outro nome sonante do cartaz.

Na sexta-feira, o cabeça-de-cartaz também é membro de uma banda mítica, neste caso portuguesa. Kalu, baterista dos Xutos&Pontapés, estará em palco. O cartaz conta ainda com com os espanhóis «Mu» e «Inhumanos» e com os portugueses «The Raven Age», «Crassh» e «Attick Demons».

Concentração Motard de Faro 2013_2Outra iniciativa que gera sempre entusiasmo é o «Bike Show», que «está cada vez melhor», dado o crescente interesse e aposta da parte dos portugueses na personalização de motos.

Na Baixa de Faro, além da exposição no Club Farense, «um local que as pessoas podem aproveitar para conhecer melhor, ou mesmo ir lá pela primeira vez», a festa far-se-á na Funzone criada por ocasião do Mundial de Futebol. Como vem sendo hábito, a zona de diversão é mantida, para acolher aquele que é o maior evento anual da capital algarvia.

Para que todos possam circular sem problemas entre o recinto e a cidade, voltarão a circular dois autocarros, 24 sobre 24 horas, a partir das 9 horas de quinta-feira, até à mesma hora de domingo.

Já o preço é o mesmo dos últimos anos: 45 euros, com direito a assistir a todos os concertos e a acampar junto ao recinto da festa, na Mata do Ludo. E, claro, acesso a todas as valências desta festa, que inclui stands profissionais, tatuadores, restaurantes e bares.

No final, a associação farense espera poder fazer o dinheiro suficiente para honrar uma tradição bem antiga: a de ajudar os outros. As verbas angariadas com esta festa já serviram para comprar muito material para ajudar instituições locais, como por exemplo uma ambulância e uma viatura de transportes de doentes, entre outros.

 

 

Comentários

pub