Este ano não há Noite Branca em Loulé

Este ano volta a não haver Noite Branca em Loulé, acaba de anunciar a Câmara Municipal, que garante que o […]

Noite-Branca-LouléEste ano volta a não haver Noite Branca em Loulé, acaba de anunciar a Câmara Municipal, que garante que o evento voltará «em 2015».

De acordo com os responsáveis municipais, esta decisão «prende-se, fundamentalmente, com a herança financeira deixada pelo anterior executivo, na ordem dos 80 milhões euros de passivo».

«A realização deste evento teria um forte impacto financeiro no orçamento camarário neste primeiro ano de mandato em que é essencial estabilizar as finanças municipais», esclarece a autarquia em comunicado.

Os responsáveis do maior Município algarvio fazem questão de deixar «bem claro» que «não é intenção deixar cair o evento, antes pelo contrário: já em 2015, a Noite Branca estará de volta e, nesse sentido, a autarquia irá empenhar-se fortemente para que seja mais um sucesso e atinja elevados níveis de adesão do público, apostando, para tal na qualidade artística e inovação dos espetáculos a apresentar».

A Câmara também esclarece que o evento Mare Funtastic, marcado para a próxima sexta-feira, 25 de julho, em Quarteira, bem como as Festas de Verão e das Comunidades de Almancil, a ter lugar de 1 a 3 de agosto, «nada têm a ver com a divulgação maldosa de uma suposta transferência da Noite Branca para estas localidades».

«Para que não haja dúvidas», o Município sublinha que «estas iniciativas serão promovidas e ficarão a cargo das Juntas das Freguesias», não tendo a Câmara Municipal «qualquer papel organizativo».

A Noite Branca em Loulé realizou-se pela primeira vez em 2007, sendo um evento que atingiu, desde a sua primeira edição, níveis elevados de adesão por parte do público.

Noite-Branca-6Após um interregno de dois anos (2011 e 2012), aquela que é considerada a festa de despedida do verão algarvio regressou em 2013, mas este ano volta a ser interrompida, para voltar, se tudo correr bem, em 2015.

A Noite Branca pretende proporcionar aos visitantes um programa cultural e de animação único e inesquecível mas, acima de tudo, momentos de puro prazer e descontração.

O branco é obrigatório e transversal às várias manifestações, que vão da música à animação de rua, da moda à pintura, do novo circo às artes plásticas.

Com uma forte componente de dinamização do comércio, as lojas estão abertas pela noite dentro e engalanadas de branco, com montras decoradas a rigor e descontos especiais numa noite inesquecível para todos os que se deslocam a Loulé no último sábado do mês de agosto.

Por considerar a Noite Branca um dos acontecimentos «mais emblemáticos e importantes para a projeção da cidade e do Concelho de Loulé, que alcançou ao longo dos anos notoriedade e um papel de destaque no contexto nacional, integrando também o roteiro das Noites Brancas que se realizam nas principais cidades europeias», a Câmara Municipal, enquanto entidade organizadora e exclusiva patrocinadora, sublinha que «dado o elevado investimento que a mesma encerra, a edilidade opta por não realizar o evento este ano».

Comentários

pub