David Andrade trouxe o ouro das Olimpíadas da Matemática da CPLP para Albufeira

O aluno da Escola Secundária de Albufeira David Andrade venceu a medalha de ouro nas Olimpíadas da Matemática da Comunidade […]

David Andrade na Câmara de Albufeira_CMAO aluno da Escola Secundária de Albufeira David Andrade venceu a medalha de ouro nas Olimpíadas da Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorreram em Luanda, entre os dias 14 e 19 de julho.

O jovem de 15 anos foi recebido esta terça-feira pelo presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa, nos Paços do Concelho, numa sessão cujo objetivo foi destacar este feito e, claro, dar os parabéns ao seu autor.

Esta foi mais uma vitória, a juntar a outras do jovem algarvio, que já acumulou muitas medalhas em eventos internacionais que testam os conhecimentos de matemática.

David já conta com um currículo de respeito, com vários prémios alcançados ao longo do seu percurso escolar. Para além deste recente galardão, em 2012 recebeu a medalha de ouro nas Olimpíadas Paulistas, feito que repetiu em 2013.

Também em 2013 obteve a medalha de bronze nas Olimpíadas da CPLP, em Maputo, o primeiro lugar nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática e fez parte do grupo da Escola Secundária de Albufeira que ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas da Química.

Agora, depois de alcançar o ouro na capital angolana, vai passar as férias de verão a preparar-se para as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que vão decorrer em setembro, nas Honduras. Isto não o impedirá de continuar a fazer muita praia e a divertir-se com os amigos, «porque há tempo para tudo e é preciso saber conciliar o estudo com a vida social».

Este será um dos segredos do sucesso de David, mas não é o único. «Para além do estudo é necessário ter muita dedicação, gosto em aprender e, principalmente, não deixar acumular dúvidas, a partir do momento em que estas surgem», disse o jovem albufeirense.

David Andrade e Carlos Silva e SousaA mais recente vitória de David, numa competição que junta alunos de todos os países da CPLP, deixou Carlos Silva e Sousa «honrado». «É uma lufada de ar fresco termos jovens a brilhar nesta área do conhecimento, não só por se tratar da matemática, uma das disciplinas que suscita maiores problemas nos vários níveis de ensino, mas também por levar o nome de Albufeira mais longe e por um bom motivo», considerou o edil.

«Albufeira dá cartas na Educação, como prova disso temos o exemplo do David e de outros jovens do nosso concelho que se têm destacado em eventos similares e a opinião de professores e outros especialistas em fóruns de Educação, onde tenho participado», acrescentou Carlos Silva e Sousa.

O futuro de David Andrade deve mesmo passar pela matemática, já que é desejo do jovem algarvio optar por um curso superior nesta área, apesar de gostar de outras disciplinas, como História, Geografia e Línguas. Uma escolha que o seu professor de matemática apoia cem por cento, já que, diz, «em 31 anos de serviço, nunca me passou pelas mãos um aluno com as suas capacidades».

Comentários

pub