Campeã portimonense precisa de ajuda para ir ao Europeu de Vela

A pequena grande campeã de Portimão precisa de ajuda para ir representar o Algarve e Portugal no Europeu de Vela, […]

Beatriz GagoA pequena grande campeã de Portimão precisa de ajuda para ir representar o Algarve e Portugal no Europeu de Vela, que se disputa na República da Irlanda, entre os dias 12 e 20 de Julho.

Beatriz Gago tem apenas 12 anos de idade e em cinco anos de Vela conquistou dois títulos de Campeã Nacional de Infantis (2012 e 2013) e alcançou o 3º lugar no Campeonato de Portugal de Juvenis 2014.

Neste seu primeiro ano como juvenil, ‘Bia’ conseguiu também apurar-se para o Campeonato Europeu de Optimist, mas os custos da participação são elevados. No sábado, 5 de Julho, em Portimão todos podemos ajudar e passar um bom momento no Largo 1º de Dezembro.

A família da atleta e o Clube Naval de Portimão lançaram uma campanha de solidariedade para levar Beatriz Gago à Irlanda. “Vamos ajudar a Bia a cumprir um sonho” é o mote da campanha e o apelo feito, através do Sul Informação, pelo secretário-geral do Clube Naval de Portimão, Pedro Estorninho.

“Não é a primeira vez que atletas nossos vão a campeonatos da Europa e do Mundo. Mas, este ano os valores de participação estão substancialmente mais elevados do que em 2013”, adiantou o dirigente do clube.

O valor da participação de Beatriz Gago no Campeonato Europeu de Optimist é de 2700 euros. O Clube Naval de Portimão suporta a inscrição da atleta, o que representa uma despesa de cerca de 600 euros, e a Federação Portuguesa de Vela fará um reembolso – “geralmente cerca de 200 a 300 euros”, diz Pedro Estorninho – apenas após a prova. Tudo o resto fica por conta da família da atleta.

“Sempre trabalhei com crianças em risco e sempre estive ligada a causas de solidariedade. Acho que nos devemos ajudar uns aos outros e sempre incuti isso aos meus filhos”, disse Susana Nery, mãe da jovem velejadora, ao Sul Informação. Desta vez, a causa da mãe é a própria filha e o apelo que deixa é a frase que a jovem Bia mais gosta: “Naveguem comigo até à Irlanda”.

Na ausência de apoios financeiros institucionais, excetuando o possível pelo Clube Naval de Portimão, a família e o clube lançaram uma campanha de apelo ao apoio público.

Além de rifas e donativos, que podem ser entregues ao Clube Naval de Portimão (telefone: 282 417 529), o clube e a família organizaram uma festa de solidariedade em Portimão, no largo 1º de Dezembro, em frente ao Teatro Municipal de Portimão, no sábado 5 de Julho, entre as 19h00 e as 22h00.

A entrada é livre e a festa estará servida com música ao vivo. A solidariedade irá materializar-se nas receitas da venda de comida e bebida no recinto. O apelo a todos os portimonenses é que se juntem à festa e ao mesmo tempo ajudem uma jovem conterrânea a representar a cidade, a região e o país no Campeonato Europeu de Vela da Classe Optimist.

 

OUTROS CASOS

Sede_OptimistsO Algarve tem quatro atletas apurados para o Europeu (3) e o Mundial (1) de Optimist 2014. Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro) apurou-se de forma brilhante para o Mundial a disputar na Argentina, em Outubro.

Os custos de participação no Mundial são mais elevados, rondam os 3400 euros e o jovem velejador de Faro também precisa de ajuda. O GCNFaro organizou uma festa de São João que foi essencial no objetivo de angariar fundos para que o seu atleta possa ir ao Mundial.

Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos) está apurado para o Europeu. No seu caso, felizmente, a família tem disponibilidade para suportar os custos e a participação do atleta na prova europeia não está em risco e também não envolve qualquer campanha de solidariedade.

“Noutros anos tivemos que fazer rifas. É uma pena que a Federação de Vela não financie a sua própria seleção. Dão um apoio pequeno e tardio. Só há 15 dias recebemos os apoios das participação do ano passado”, comentou Rui Raimundo, treinador de vela do CVLagos, ao Sul Informação.

Outro caso feliz é o de Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana), que em Abril venceu o Campeonato de Portugal de Juvenis, disputado em Portimão. Na altura, Daniela disse ao Sul Informação que o seu grande objectivo era ir ao Europeu. Apurou-se com todo o mérito e a sua participação não está em causa.

A ANGuadiana suporta todas as despesas da participação da sua atleta no Europeu. “Fazemos um esforço suplementar e a atleta vai lá estar”, garantiu o presidente da ANGuadiana, Luís Madeira, ao Sul Informação. “É pena que a autarquia (Vila Real de Santo António) não ajude”, acrescentou o dirigente.

Difícil é a situação de André Serra, bi-vice-campeão em título de Juvenis. André Serra fez toda a sua formação e primeiros anos de competição no Algarve, no Clube Naval de Portimão e no Clube de Vela de Lagos.

Conseguiu este ano apurar-se para o Mundial de Optimist mas o clube que representa desde 2013 – Clube Naval de Cascais – não financia a participação do atleta no Mundial.

A família de André Serra também organizou uma campanha de solidariedade para que o atleta possa representar o país na Argentina.

Comentários

pub