Armazém do Espingardeiro reabre como Centro de Interpretação da Evolução Urbana da Cidade de Lagos

“Lagos – A Urbe e o seu Tempo” é a temática que dá corpo ao Armazém do Espingardeiro. Depois de […]

armazém do espingardeiro“Lagos – A Urbe e o seu Tempo” é a temática que dá corpo ao Armazém do Espingardeiro. Depois de algum tempo encerrado, este equipamento municipal volta a reabrir as suas portas para dar a conhecer a Evolução Urbana da Cidade de Lagos.

Nesta edificação militar, que integrou o complexo de estruturas militares de Lagos de meados do século XVII, foi recuperada, pela Câmara Municipal, a sua traça original, tendo-se tornado, a partir de outubro de 2008, no Centro de Interpretação da Evolução Urbana da Cidade de Lagos, com o propósito de servir a comunidade e dar a conhecer também aos visitantes a sua evolução e desenvolvimento temporal.

Hoje, e após algum tempo encerrado, este importante equipamento volta a reabrir portas, com o mesmo objetivo subjacente à sua abertura.

Para complementar o discurso expositivo já existente, serão colocadas algumas peças provenientes do Museu Municipal, retratando fases como o período romano, árabe, medieval, moderno e contemporâneo.

A construção deste edifício, que remonta a 1665, deve-se a D. António de Almeida, governador do Reino do Algarve até 1667. Estabeleceu-se aqui a Selaria e mais tarde a Oficina e Armazém do Espingardeiro.

É um edifício de gaveto, de alvenaria de pedra, que integrou o complexo de estruturas militares de apoio à guarnição da cidade, conhecidas por Quartel da Coroa. A sua planta quadrangular, de um só piso e telhado de tesouro, mostra-o muito amplo. Na posse do Exército até 1980, foi destinado nas últimas três décadas a vários projetos de recuperação e funcionalidade.

Atualmente conta a história da evolução de Lagos. Para a conhecer melhor, o visitante terá de percorrer um conjunto de salas, cada uma subordinada a um tempo desta evolução, nomeadamente a “Evolução Urbana – Dos tempos de Roma aos Medievais e Descobrimentos”, a “Evolução Urbana – Dos Tempos Modernos” e, por fim, a “Evolução Urbana – Do nosso tempo”, que é dedicada ao século XVIII até aos nossos dias. Resta sublinhar que o conteúdo deste importante núcleo museológico é dedicado à vida e extensa obra do Arquiteto Rui Mendes Paula.

A partir de hoje, o Armazém do Espingardeiro (situado na Rua Dr. Júlio Dantas – Travessa da Coroa), pode ser visitado de Terça a Sábado, das 10h00 às 13h00. A entrada é gratuita.

Comentários

pub