AM aprova documentos para credenciar Museu de Loulé na Rede Portuguesa de Museus

A Assembleia Municipal de Loulé aprovou, em sessão extraordinária, na segunda-feira, os documentos que irão integrar o processo de credenciação […]

museu de louléA Assembleia Municipal de Loulé aprovou, em sessão extraordinária, na segunda-feira, os documentos que irão integrar o processo de credenciação do Museu Municipal de Loulé na Rede Portuguesa de Museus, nomeadamente o Regulamento do Museu e a Política de Incorporação.

Com a integração nesta Rede, a autarquia pretende contribuir para a qualificação deste Museu, assim como para a criação de sinergias nacionais e internacionais.

Por outro lado, a credenciação permitirá a candidatura a fundos nacionais e comunitários destinados exclusivamente a museus da Rede Portuguesa de Museus, mas também receber o apoio técnico qualificado da tutela do património, assim como qualificar a equipa técnica do museu, através da realização de ações de formação especializada.

O Museu Municipal de Loulé abriu as portas a 25 de maio de 1995, com uma vertente arqueológica, devido à grande coleção de materiais.

No entanto, a existência de coleções das mais variadas áreas científicas e a implementação da Lei-Quadro dos Museus Portugueses despoletaram «uma reestruturação da sua denominação, bem como dos seus serviços, para se poder assumir como Museu de território, que se organiza de forma polinucleada, abrangendo o percurso histórico-patrimonial do Concelho, através dos vários polos museológicos que funcionam em rede».

Estes polos contribuem para potenciar os recursos histórico-patrimoniais concelhios com vista à sua divulgação junto dos diferentes públicos, proporcionando o seu conhecimento, proteção e dinamização, implementando uma identidade local ativa e impulsionadora do desenvolvimento das comunidades locais.

Deste modo, a Rede Concelhia de Museus é uma organização polinuclear, com o Museu Municipal de Loulé como núcleo principal e que integra, nas freguesias, o Pólo Museológico da Água, em Querença, e o Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, em Alte; dois centros de interpretação – um dedicado à Arqueologia, em Salir, e outro aos Frutos Secos, em Loulé; e uma coleção visitável, a Cozinha Tradicional, no Castelo de Loulé.

O Museu Municipal de Loulé é uma instituição que visa a preservação e comunicação do património cultural, assim como a valorização do território, sendo parceiro para o desenvolvimento local.

O Museu sublinha a sua função no enriquecimento do património cultural, afirmando o primado e a prioridade programática da investigação científica na formação, documentação, conservação e projeção pública das suas coleções.

Enquanto na área da comunicação – educação, marketing, promoção – o Museu afirma como sentido estratégico dos seus propósitos programáticos a valorização da pessoas e o desenvolvimento da sociedade, pelo estímulo e pela mobilização cultural, através dos meios próprios de comunicação museológica.

Comentários

pub