Qual a relação entre temperatura do ar à superfície da Terra e a radiação UV?

É frequente ouvir notícias de previsões de altas temperaturas acompanhadas de avisos de elevados níveis de radiação ultravioleta. Por outro […]

É frequente ouvir notícias de previsões de altas temperaturas acompanhadas de avisos de elevados níveis de radiação ultravioleta. Por outro lado, existe a ideia generalizada de que as altas temperaturas são causadas pelos elevados níveis de radiação solar, em particular da radiação ultravioleta (UV).

No entanto, esclarece o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, «quando comparada com a radiação infravermelha, a radiação UV é muito pouco relevante para o aquecimento da troposfera».

Nestas condições, a temperatura do ar junto da superfície é sobretudo «resultado da emissão de radiação infravermelha da superfície e dos gases com efeito de estufa».

Segundo o IPMA, «a sensação de calor na pele durante a exposição solar é o resultado da exposição a radiação solar com comprimentos de onda maiores e mais intensos (visível e infravermelho), mas que não contribuem para a queimadura solar».

As queimaduras solares são «causadas pela radiação UV e o seu efeito só é sentido várias horas após a exposição».

Por isso, sublinha o IPMA, «é necessário tomar cuidado em dias com temperaturas amenas e mesmo nublados, pois o corpo humano pode tolerar melhor o calor, mas a exposição a radiação UV pode ser suficiente para causar inadvertidamente uma queimadura solar».

Comentários

pub