Loulé anunciou o cartaz final do Festival MED

O cartaz total do Festival MED foi dado a conhecer pela Câmara de Loulé esta quarta-feira, revelando mais 25 nomes […]

O cartaz total do Festival MED foi dado a conhecer pela Câmara de Loulé esta quarta-feira, revelando mais 25 nomes que vão estar na zona histórica da cidade, entre 25 e 28 de junho, no festival de Música do Mundo. Desde fevereiro, altura em que se anunciaram os primeiros nomes, já tinham sido reveladas, faseadamente, 16 das bandas e artistas nacionais e internacionais que irão marcar presença.

O cartaz está fechado desde o início do ano, mas a organização preferiu criar alguma expetativa em torno dele, para manter viva a chama. A cerca de três semanas do início do festival, a autarquia louletana decidiu colocar cá fora o grosso do programa, até para que o público pudesse, desde já, pensar uma eventual passagem pelo evento, num ou mais dias. Apesar de já estar cá fora o cartaz final, ainda poderão surgir surpresas.

Cinco dos nomes agora conhecidos irão tocar nos palcos principais do evento, que são, no total, três. No Palco Matriz surgem agora mais dois nomes, DJ El Gadzé (Portugal) e Octa Push (Portugal), enquanto que estão também confirmados, no Palco Cerca, a Ala dos Namorados (Portugal) e, no Palco Castelo, «Ai!» (Portugal) e Rarefolk (Espanha).

Já para atuar nos Palcos Bica e Arco, espaços que pretendem aliar os concertos a áreas de restauração, fora anunciados 14 nomes.
Na Bica, situado perto dos banhos Islâmicos, a Câmara de Loulé encetou uma parceria com o emblemático bar louletano «Bafo de Baco», e lançará uma programação musical marcada pelos sons alternativos.

No dia 26, atuam neste local os algarvios Mundopardo, banda que lançou recentemente o seu álbum de estreia, aos quais se juntam «The Miranda’s» e «A Can-a-Worms». No segundo dia as propostas são «Fast Eddie Nelson», com a sua fusão de Blues, Rock, Folk, Bluegrass e algum psicadelismo, numa apologia ao Mississipi, artista que será antecedido em palco por Um Corpo Estranho e Trio Trillar.

No encerramento do MED, o grande destaque vai para o projeto Folk-Rock-Indie com influências de Johnny Cash, Bob Dylan ou Bruce Springsteen, «Sam Alone & The Gravediggers». Completam o cartaz desta noite Boris Buggarov Band e Daniel Kemish.

No Palco Arco que serve de aquecimento para os grandes espetáculos da Matriz e que nasce de uma parceria com a Casa da Cultura de Loulé, marcam presença no primeiro dia os Cloudleaf, com a suas raízes fortes no post-rock alternativo, e os Pelivento.

No dia 27, o louletano Marco Cristovam, com o seu alter-ego Nobre Ventura, leva ao Palco do Arco um projeto musical com as suas referências Folk, Rock, Blues, Grundge, aliadas à Música Tradicional Portuguesa. Segue-se um espetáculo com outro grupo algarvio, os Orblua.

No último dia do Festival, os MTM vão incendiar o palco com a sua fusão de sonoridades que reúne em palco guitarra acústica, voz, percussão e didgeridoo. A iniciar a noite estará Ana Rostron & João Caiano.

Estes nomes juntam-se aos de Gisela João (Portugal), Mercedes Peón (Espanha), Bomba Estéreo (Colômbia), Celina da Piedade (Portugal), Jupiter & Okwess International (Congo), Turtle Island (Japão), Bombino (Níger), Graveola e o Lixo Polifônico (Brasil), Winston McAnuff & Fixi (Jamaica/França), Jahcoustix (Alemanha), La Selva Sur (Espanha), Batida Balkanica (Portugal), Debademba (Mali), Nour Eddine (Marrocos), Dino d’Santiago (Cabo Verde/Portugal) e Primitive Reason (Portugal).

Comentários

pub