Incêndio da Mexilhoeira Grande continua sem dar tréguas com as duas frentes ativas

O incêndio que deflagrou na tarde deste domingo, consumindo mato na zona do Autódromo de Portimão, freguesia da Mexilhoeira Grande, […]

O incêndio que deflagrou na tarde deste domingo, consumindo mato na zona do Autódromo de Portimão, freguesia da Mexilhoeira Grande, mantém duas frentes ativas a lavrar com grande intensidade, continuando ainda fora de controlo.

No entanto, segundo a presidente da Câmara de Portimão, que está no Posto Comando Operacional instalado na rotunda do Autódromo, a acompanhar as operações, para já não há habitações em perigo, embora a situação possa alterar-se, caso haja uma alteração do vento.

Depois de o helicóptero bombardeiro Kamov e os dois helicópteros ligeiros terem retirado com o cair da noite, o fogo estava a ser combatido, às 00h30, por 173 operacionais, auxiliados por 52 viaturas.

No combate às chamas estão envolvidas corporações do Algarve, mas em breve chegarão também 30 bombeiros e seis viaturas do Alentejo, já que às 21h52 foi chamado o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF01) de Beja.

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, anunciou ainda que os meios vão ser reforçados de manhã, com a chegada de mais uma centena de operacionais. Também pela manhã, voltarão os meios aéreos, nomeadamente os helicópteros.

Até agora, o fogo destruiu um armazém, enquanto um idoso com mobilidade reduzida foi retirado da sua casa como medida de precaução.

Entretanto, os Bombeiros Voluntários de Portimão, depois de terem feito um primeiro apelo «à generosidade da população», pedindo águas, alimentação e frutas, podem agora sumos em pacote, para o reforço da manhã dos operacionais que estão a combater o incêndio.

Os Bombeiros esclarecem que não precisam de leite e que as doações deverão ser entregues no seu Quartel, em Portimão.

 

Nota: a foto é da autoria de Duarte Justo

 

Comentários

pub