Filmes algarvios também podem ter estrelas de Hollywood

Os filmes algarvios também podem contar com estrelas de Hollywood. O português Diogo Morgado, cuja popularidade está em alta nos […]

Os filmes algarvios também podem contar com estrelas de Hollywood. O português Diogo Morgado, cuja popularidade está em alta nos Estados Unidos da América após ter protagonizado a personagem de Jesus Cristo em «O Filho de Deus», esteve no passado fim-de-semana no Algarve, para as filmagens do filme «Presa», de Sonat Duyar, uma curta-metragem produzida pela algarvia New Light Pictures que deve estar pronta ainda em 2014.

O cada vez mais famoso e conceituado ator luso veio diretamente dos Estados Unidos até ao Algarve para as gravações deste trabalho, que decorreram em Faro e Almancil. Foi nesta localidade louletana que nasceu a produtora algarvia, que tem somado sucessos e cuja criatividade convenceu Diogo Morgado a participar no filme, sem receber qualquer remuneração.

«O ator recebeu o guião de “Presa” por e-mail e ficou tão impressionado com a história e com o trabalho desenvolvido por esta pequena e jovem produtora independente, que se disponibilizou para fazer uma participação pro bono no projeto», revelou a New Light Picture.

«Recebo com frequência convites para participar em curtas e esta foi, de longe, das melhores curtas que eu já li», confessou o ator, numa entrevista dada à produtora. «O que me faz estar aqui é qualidade do que me foi apresentado e por acreditar piamente que há de ser – porque não – a New light Pictures a mudar o cinema português», disse Diogo Morgado.

E está longe de ser o único a apreciar o talento da equipa de jovens almancilenses, tendo em conta o sucesso do primeiro trabalho da New Light Pictures «Comando», de 2010, que conquistou múltiplos prémios, foi exibida um pouco por todo o mundo e se tornou viral nas redes sociais, nomeadamente no Youtube.

A partir deste primeiro sucesso, a produtora algarvia tem demonstrado muito dinamismo e não parou de trabalhar.
Em fevereiro deste ano, estreou a curta metragem «Lost Haven», que está neste momento a circular no circuito de festivais de cinema. Também para 2014, está prevista a estreia da curta «Payload», de Patrício Faísca e Sonat Duyar , também ela inteiramente rodada no Algarve e contando com a participação dos atores Vera Kolodzig e Diogo Amaral, financiada por um produtor inglês.

Já no que toca a «Presa», está já em fase muito avançada. «O projeto foi filmado em Almancil e Faro, com o trabalho voluntário de uma equipa que envolveu quase 50 pessoas, apoiadas de diversas formas por numerosas entidades locais, entre as quais se destacam a Junta de Freguesia de Almancil, a Câmara Municipal de Loulé, o Dona Filipa Hotel, a Associação Social e Cultural de Almancil, os restaurantes “O Gimbras”, “Baixa Hamburgueria”, “Sr. Frango” e “Sushi Pearl”, a maquilhadora e caracterizadora Marisa Francisco, e a PSP de Faro», revelou a produtora.

«Contando adicionalmente com a participação da atriz Rita Martins e com a cinematografia de Pedro Matos, o projeto pretende concorrer aos grandes festivais internacionais de cinema para representar o que de melhor se faz no cinema Português», acrescentou.

Nesta fase, o secretismo é a palavra de ordem, até porque, como ilustra o argumentista e realizador de «Presa» Sonat Duyar, «sendo um filme muito curto, qualquer coisa que se diga acaba por ser logo demasiado». Ainda assim, revela que «é um filme pesado e cru, que retrata sem pudores uma realidade que a maior parte de nós prefere fingir que não existe».

«Estou super satisfeito com o resultado. Acho que temos aqui um produto que vai mexer com as pessoas e deixá-las a pensar. E devo tudo à maravilhosa equipa que conseguimos reunir para dar vida a esta história», afirmou Sonat Duyar à New Light Pictures

Todas as novidades referentes à curta «Presa» podem ser encontradas na página do Facebook do filme.

Comentários

pub