Em Setembro, regressa a Rota do Petisco com muitas novidades

Aviso a todos os petiscadores: é já no próximo mês de Setembro que a Rota do Petisco volta às ruas, […]

Aviso a todos os petiscadores: é já no próximo mês de Setembro que a Rota do Petisco volta às ruas, trazendo consigo o que a gastronomia algarvia tem de melhor.

A iniciativa vai decorrer entre os dias 5 de Setembro e 12 de Outubro, em Portimão, Alvor e Ferragudo, e regressa cheia de novidades: mais uma freguesia com restaurantes a participar (Mexilhoeira Grande), mais três Rotas (a das Mercearias Tradicionais, a dos Pequeninos e a pela Noite Dentro), e novos projetos a poderem ser apoiados pela Rota Solidária.

A Rota do Petisco é um projeto de cariz cultural e recreativo que propõe um roteiro gastronómico por vários estabelecimentos de restauração, os quais disponibilizam ementas especialmente confecionadas para o evento e vendidas a preços muito convidativos.

Em paralelo à oferta gastronómica, a Rota do Petisco também conta com um programa de animação cultural que, nas últimas edições, se tem revelado essencial para a criação de um ambiente de festa e convívio.

A Rota do Comércio Tradicional também regressará em 2014, com o alargamento dos estabelecimentos aderentes. Novidade será a promoção de uma nova vertente desta iniciativa – a Rota das Mercearias Tradicionais.

Como a Rota é um evento para todas as idades, este ano surgirá também a oferta da Rota dos Pequeninos, onde os estabelecimentos aderentes vão apresentar menus especialmente dirigidos aos mais pequenos.

 

Abertas inscrições para projetos a apoiar pela Rota Solidária

Quanto à Rota Solidária, dado o sucesso registado em 2013, com a angariação de mais de nove mil euros destinados a três projectos sociais, a iniciativa será retomada este ano, na esperança de que a solidariedade dos petiscadores ajude a reunir um montante ainda maior.

Encontram-se atualmente abertas as candidaturas para projetos de cariz social que pretendam vir a receber o apoio da Rota Solidária.

O regulamento e o formulário de candidatura encontram-se disponíveis do website da associação Teia D’Impulsos. As candidaturas estão abertas até 20 de Junho.

 

Rota chega à Mexilhoeira e vai pela noite dentro

Mas a Rota do Petisco 2014 quer chegar mais longe. O objetivo é ampliar o número de estabelecimentos participantes, mas também a área de intervenção. Além das zonas distribuídas por Portimão, Alvor e Ferragudo, este ano a Rota irá chegar à Mexilhoeira Grande e prevê-se a existência de mais uma zona convidada.

As inscrições para os estabelecimentos de restauração que queiram aderir à iniciativa estão ainda abertas e poderão ser feitas através do email da associação ([email protected]). O regulamento poderá ser consultado no website.

Mais novidades surgirão na Rota do Petisco 2014. Levantando um pouco o véu, este ano a Rota prolongar-se-á pela noite dentro. Bares, discotecas e estabelecimentos similares serão convidados a participar na iniciativa Rota pela Noite Dentro, através da disponibilização de uma oferta especial aos portadores do Passaporte da Rota.

De noite e de dia, a Rota do Petisco 2014 apresentar-se-á de cara lavada. A nova imagem do evento está novamente a cargo da artista plástica Inês Barracha (MODO).

A Rota do Petisco é organizada pela associação Teia D’Impulsos, em parceria com a associação Alvorecer, a Câmara Municipal de Portimão e as Juntas de Freguesia de Portimão, Ferragudo e Alvor, entre outras entidades.

Comentários

pub