Incêndio da Mexilhoeira Grande declarado dominado às 6h50 da manhã

O incêndio em mato que desde as 17h20 deste domingo está a lavrar na freguesia da Mexilhoeira Grande foi declarado […]

O incêndio em mato que desde as 17h20 deste domingo está a lavrar na freguesia da Mexilhoeira Grande foi declarado dominado às 6h50 de hoje, depois de, durante toda a noite, ter continuado com duas frentes ativas.

Esta manhã, tendo em conta a acentuada baixa da temperatura e o tempo nublado, apesar da manutenção do vento, no local mantêm-se 199 operacionais, auxiliados por 60 veículos.

Os meios aéreos, nomeadamente os helicópteros, já não deverão entrar em ação, mas, segundo o site da Proteção Civil, espera-se a todo o momento a chegada de dois pelotões de Militares para o teatro de operações, para apoio à consolidação da extinção e vigilância ativa pós-incêndio.

Os meios de combate a este fogo tinham sido reforçados durante a madrugada, de modo a aproveitar a temperatura mais fresca para garantir o controlo das chamas, o que veio a acontecer.

No combate às chamas começaram por estar envolvidas corporações do Algarve, mas durante a noite chegaram também 30 bombeiros e seis viaturas do Alentejo, já que às 21h52 tinha sido chamado o Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF01) de Beja.

Segundo a presidente da Câmara de Portimão, que esteve no Posto Comando Operacional instalado na rotunda do Autódromo, a acompanhar as operações, não chegou a haver habitações afetadas, mas um armazém foi destruído pelo fogo, enquanto um idoso com mobilidade reduzida foi retirado da sua casa como medida de precaução.

O fogo em mato, que começou às 17h20 de ontem, domingo, no Escampadinho, junto ao Autódromo de Portimão, começou por ser combatido por dois helicópteros ligeiros, sendo cerca de duas horas depois o ataque reforçado com a entrada em ação do helibombardeiro Kamov, estacionado em Loulé.

Entretanto, ontem os Bombeiros Voluntários de Portimão fizeram um apelo «à generosidade da população», pedindo águas, alimentação e frutas, apelo que foi inteiramente correspondido.

 

Nota: a foto é da autoria de Duarte Justo

 


Comentários

pub