Boia multiparamétrica do Instituto Hidrográfico fundeada ao largo de Faro

O navio hidro-oceanográfico NRP D. Carlos I, que está desde o início da semana passada no sul do país, permitiu […]

O navio hidro-oceanográfico NRP D. Carlos I, que está desde o início da semana passada no sul do país, permitiu o fundeamento de uma boia multiparamétrica do Instituto Hidrográfico (IH), a cerca de 40 milhas náuticas ao largo de Faro.

Esta plataforma de observação, com transmissão de dados em tempo real, alberga um conjunto de sensores que medem a agitação marítima, o vento (e outros parâmetros meteorológicos), a temperatura da água e a corrente (a várias profundidades, desde os 7 metros até um máximo de 100 metros de profundidade).

Também se encontra equipada com um sensor de alerta para a presença de hidrocarbonetos à superfície do mar (resultantes, por exemplo, de um derrame) e com um correntómetro colocado aos 1200 metros de profundidade, para deteção da veia de água mediterrânica.

A boia multiparamétrica agora fundeada passará a fazer parte da rede MONIZEE, o sistema integrado de monitorização em tempo real e de previsão operacional da ZEE Portuguesa, gerido pelo IH.

Os seus dados serão disponibilizados no portal do IH em http://www.hidrografico.pt/boias-ondografo.php, durante esta semana.

Comentários

pub