Alunos de Medicina “montam” um hospital para as crianças do Refúgio Aboim Ascensão

Os alunos do Curso de Medicina da Universidade do Algarve vão organizar um «Hospital dos Pequeninos» no Refugio Aboim Ascensão, […]

Os alunos do Curso de Medicina da Universidade do Algarve vão organizar um «Hospital dos Pequeninos» no Refugio Aboim Ascensão, no dia 17 de junho, entre 9 e as 13 horas, um hospital modelo, onde as crianças possam jogar ao “faz de conta” e contactar, de forma descontraída, com profissionais e com algumas situações passíveis de se encontrar num hospital verdadeiro.

A atividade vai simular as várias etapas de um hospital e tem como objetivo reduzir o medo da “Bata Branca”. O intuito principal desta atividade é diminuir a ansiedade das crianças quando confrontadas com a presença de um profissional de saúde ou quando têm necessidade de realizar tratamentos em meio hospitalar.

Através de várias etapas e “serviços”, as crianças passarão por várias estações, como a Sala de Triagem, Sala de Raio X, Vacinação, Consulta, Urgência, etc. Terão ainda a possibilidade de, através de uma nutricionista, perceber o que é uma alimentação saudável, recorrendo à Roda dos Alimentos, ou realizar um rastreio oftalmológico.

Por outro lado, o «Hospital dos Pequeninos» também permitirá inverter os papéis, colocando as crianças numa posição mais confortável, podendo ser médicos durante a “brincadeira”.

Este ano, a atividade conta com o Pão de Açúcar (consultas de nutrição) e a Visótica (rastreio visual) como parceirps e contemplará vários jogos didáticos, constituindo uma excelente oportunidade para preparar as crianças para o ambiente hospital de uma forma lúdica.

 

Sobre o curso de Mestrado Integrado de Medicina

O MIM da UAlg, muito inspirado nos métodos de formação de países referência na área Médica, como Austrália, Reino Unido e Canadá, é um curso de pós-graduação, com 4 anos letivos, com 40 semanas cada e está desenhado para formar médicos com um perfil bem definido em três vertentes: Conhecimentos, Atitudes e Aptidões Práticas. A aquisição de conhecimentos das ciências básicas e das ciências clínicas é baseada em problemas clínicos reais, discutidos/resolvidos/analisados em grupos de 8 alunos e assistidos por um tutor.

A autoaprendizagem é uma pedra angular deste sistema de formação. Os estudantes não são “ensinados” mas são antes ajudados a aprender num ambiente de equipa que aproveita as sinergias decorrentes das formações prévias dos estudantes.

A aprendizagem das bases da comunicação entre doente e médico, a ética clínica, a aprendizagem das competências para fazer a história clínica, o exame físico do doente, o diagnóstico e o plano terapêutico, fazem-se no contexto da Medicina Geral e Familiar na primeira metade do curso, e posteriormente, no terceiro e quarto ano, em contexto hospitalar.

A formação é também complementada com modelos anatómicos e de simulação clínica desenhados para o efeito, existentes na UAlg, sob a orientação de especialistas clínicos. O curso conta também com seminários todas as semanas, onde são convidados peritos nacionais e internacionais das diversas áreas clínicas.

Comentários

pub