Universitários algarvios festejam no «País das Maravilhas» a partir de hoje

É um dos momentos mais esperados do ano para a maioria dos estudantes da Universidade do Algarve e para muitos […]

É um dos momentos mais esperados do ano para a maioria dos estudantes da Universidade do Algarve e para muitos jovens algarvios. Em 2014, não é preciso esperar mais. A Semana Académica (SA) da Universidade do Algarve começou ontem com a tradicional Monumental Serenata, no Largo da Sé de Faro e terá a primeira noite de concertos junto ao Complexo Desportivo da Penha, local onde está instalado o recinto da festa, esta sexta-feira.

A partir de hoje e até ao dia 11 de Maio, há concertos para todos os gostos. Desta vez, nem sequer faltará o Jazz e a Música Clássica, num espetáculo inédito na programação da SA, a ter lugar no último dia do evento, um domingo, no Teatro das Figuras.

Mas, vamos por partes. A festa, organizada pela Associação Académica da UAlg, faz-se dia a dia e, hoje, o cabeça-de-cartaz é um algarvio que já se lançou internacionalmente. O olhanense «Pete tha Zouk» já dispensa apresentações, junto dos universitários algarvios e volta a marcar presença num evento em que é “cliente” habitual.

A primeira banda a atuar, esta noite, são os «Supa Squad», banda de Reggae/Ska, inspirada em ritmos africanos. Seguem-se os «Expensive Soul», banda de Leça da Palmeira que também é “repetente” na SA do Algarve, com sonoridades que vão desde o Soul/Reggae até ao R&B/Hip-Hop. A música, até de madrugada, será garantida pelo DJ «Mike Fuentes».

A partir daqui, está dado o tiro de partida para mais de uma semana de folia e música no «País das Maravilhas», o recinto da festa. O cartaz é quase todo composto por bandas portuguesas, muitas delas algarvias, com exceção para o DJ Martin Solveig, que toca no último sábado, dia 10.

Amanhã, o primeiro sábado, o cabeça-de-cartaz é Rui Veloso, que será antecedido em palco pelos «Happy Mess» e por «Deolinda». Domingo, as estrelas principais são «DJ Overule e MC Virgul», com a noite a abrir com «Afroclass», seguido de DJ «Danni Gato» e «Deejay Ecs».

Segunda-feira, há música popular com «Ivete Mangalho e as Rolhinhas» e «Fábio Lagarto». Na terça, o cartaz é encabeçado pelos farenses Nome, antecedidos por Diogo Piçarra e «The Wax Flamingos» e na quarta-feira há sonoridades «pimba», com «Quim Barreiros» a assumir o protagonismo, sendo antecedido por «Rúben Filipe». Quinta-feira, como é habitual, é noite de Tunas.

O fim-de-semana final da SA começa com uma noite de Hip-Hop, com Dealema e Valete como cabeças-de-cartaz, mas natural expetativa para o novo projeto «5-30», de Carlão (Pac-man, ex-Da Weasel), Fred (Orelha Negra) e o MC Regula. Esta noite, começa com Tribruto e termina com «Beatbombers».

No sábado, «D.A.M.A.» lançam a última noite de concertos no «País das Maravilhas», que segue com Tiago Bettencourt e tem o ponto alto com a atuação do DJ «Martin Solveig», o nome internacional do cartaz da SA 2014.

Ao contrário do que é habitual, o encerramento do «País das Maravilhas» não significará o final dos concertos da SA. No domingo, dia 11 de maio, a Orquestra Clássica do Sul e a Orquestra da Jazz do Algarve protagonizam o espetáculo «Ciclo de Música Americana», no Teatro das Figuras, que encerrará a edição deste ano do evento.

O Sul Informação é um dos media partner deste evento e irá, como é hábito, oferecer bilhetes todos os dias (excepto na quinta-feira, dia de Tunas Académicas). Os interessados devem estar atentos ao nosso site, já que o passatempo pode ser lançado a qualquer hora do dia.

Comentários

pub