Universidade homenageia o falecido professor António Rosa Mendes

O historiador e professor universitário algarvio António Rosa Mendes, falecido a 3 de junho de 2013, vai ser homenageado postumamente […]

O historiador e professor universitário algarvio António Rosa Mendes, falecido a 3 de junho de 2013, vai ser homenageado postumamente pela Universidade do Algarve (UAlg) na próxima quarta-feira, 21 de maio, o dia em que comemoraria o seu 60º aniversário. A iniciativa está agendada para as 14h30, no auditório Teresa Júdice Gamito, no Campus das Gambelas da UAlg.

Um evento que, segundo a UAlg, pretende «homenagear o homem e a sua obra, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do conhecimento e do espírito crítico, promovendo valores como a liberdade individual e a luta contra a intolerância, quer no meio académico, quer na sociedade».

O programa contempla uma conferência sobre «A produção científica e cultural de António Rosa Mendes», que terá como oradores o professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra Joaquim Romero de Magalhães, o professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa José Esteves Pereira, o professor catedrático emérito da Universidade do Algarve José Eduardo Horta Correia e professor catedrático da Universidade do Algarve Pedro Ferré.

No final da conferência será lançado o prémio nacional de ensaio histórico «António Rosa Mendes», atribuído pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Às 17h30 terá lugar uma sessão solene de atribuição do nome de “António Rosa Mendes” à Biblioteca da Universidade do Algarve, que acolherá a biblioteca particular do Professor. As cerimónias terminam com a inauguração da Exposição «António Rosa Mendes: o Homem e a Obra», que estará patente ao público até 31 de maio.

A Universidade do Algarve convida toda a comunidade académica e não académica a participar nestas cerimónias, que serão presididas pelo reitor da UAlg António Branco.

Comentários

pub