Ramirez relança conservas «La Rose» assinalando 6º aniversário do Museu de Portimão

A marca de conservas «La Rose» vai ser reintroduzida no mercado pela Ramirez & Cª (Filhos), SA, a mais antiga […]

A marca de conservas «La Rose» vai ser reintroduzida no mercado pela Ramirez & Cª (Filhos), SA, a mais antiga empresa do mundo em laboração no sector conserveiro, assinalando o 6º aniversário do Museu de Portimão.

E porquê esta ligação entre uma fábrica conserveira, uma marca de sardinhas em lata e um museu? Porque a marca «La Rose», que deixou de ser produzida no final da década de 1970, regressa agora ao edifício onde nasceu, em 1902, a antiga fábrica “Feu Hermanos”, hoje transformada em Museu de Portimão.

O relançamento da marca será feito no dia 24 de maio, às 17h00, tendo como palco precisamente o museu portimonense.

Nos anos 50, era assim a publicidade às conservas «La Rose» nas ruas da cidade belga de Antuérpia

A marca «La Rose», durante boa parte do século XX, internacionalizou os nomes de Portimão e de Portugal, através do esforço promocional feito pela casa Feu em países como Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha, EUA, Holanda, entre outros.

«A marca La Rose é um ex-libris da grande indústria conserveira do Algarve. Apesar da sua história estar bem preservada no Museu de Portimão, lembrei-me de lhe dar nova vida e o meu amigo António Feu incentivou-me. Respeitando a sua identidade visual, atualizámos a sua imagem e já estamos a produzir e a comercializar uma conserva de sardinha em azeite da marca La Rose», explica Manuel G. Ramirez, presidente do conselho de administração da Ramirez & Cª (Filhos).

O empresário quer ver a «La Rose» recuperar o prestígio de outrora, através de uma ampla gama de conservas de elevada qualidade.

Sala de provas das conservas «La Rose» (anos 50?)

«Este é um projeto, também de responsabilidade social, muito acarinhado pela Autarquia e pelo Museu de Portimão, que passou a poder expor a historiografia de uma marca que merece uma segunda vida e que vai induzir muitas visitas; mas que será também, estou certo, muito acarinhado, quer pela cidade de Portimão, que vê regressar uma filha querida, quer em Portugal e em vários mercados onde a marca deixou saudades», afirma ainda Manuel G. Ramirez.

«A iniciativa vem reforçar a identidade de uma marca que faz parte do património da indústria conserveira portimonense e algarvia e chama a atenção para um novo paradigma da gestão museológica, em que os museus assumem um papel decisivo na ligação da história e do património com a sociedade e a economia», sublinha, por seu lado, José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão.

 

Museu de Portimão, da Estónia ao Mediterrâneo

Museu de Portimão

Mas as comemorações do 6º aniversário do Museu de Portimão começam, porém, no sábado, 17 de maio, bem longe de Portimão. Nesse dia, o seu diretor José Gameiro estará no Museu de Arte Moderna de Tallinn, capital da Estónia, a convite do Conselho da Europa, participará num debate integrado na cerimónia de atribuição do Prémio Museu Europeu do Ano de 2014.

Será um pouco devido à ausência, por boas razões, do seu diretor científico na Estónia que o aniversário do Museu será assinalado uma semana depois da data certa, a 24 de maio. Além do relançamento da conserva «La Rose», o programa dos festejos inclui a 14ª Corrida Fotográfica de Portimão e a inauguração das exposições “O Mediterrâneo Aqui Tão Perto” e “Da Terra ao Mar”.

“O Mediterrâneo Aqui Tão Perto” pretende mostrar os principais testemunhos e vestígios da cultura dos povos mediterrânicos que chegaram a este território, entre o Rio Arade e a Ria de Alvor, e as influências que ainda permanecem como resultado desta tão próxima vizinhança.

Na ocasião, será também inaugurada uma segunda exposição temporária, “Da Terra e do Mar”, que constitui uma compilação de trabalhos sobre o modo como 19 artistas residentes no Algarve, portugueses e estrangeiros, pertencentes à associação “Algarve Artists Network”, se relacionam com a própria região algarvia.

A 14ª Corrida Fotográfica de Portimão sai à rua neste dia e os concorrentes, das 9h00 às 19h00, têm a oportunidade, através das suas objetivas, de captar um renovado e atualizado olhar sobre o património cultural, natural e social do município.

Além disso, para assinalar o Dia Internacional dos Museus (que se celebra a 18 de maio), no próximo domingo (e ainda no dia 24), a entrada no Museu de Portimão será gratuita. Nestes dias, o Museu de Portimão abrirá, gratuitamente, as suas portas, entre as 10h00 e as 18h00.

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu, em 2010, o prémio “Museu Conselho da Europa” e, no ano seguinte, o prémio “DASA – Mundo do Trabalho 2011”, tendo também sido distinguido com o prémio “Turismo de Portugal” em 2009 e com uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, atribuída, em 2008, pela Associação Portuguesa de Museologia.

Comentários

pub