Quercus e Câmara de Odemira apresentam Projeto Life Ecotone

A apresentação do Projeto Life Ecotone – Gestão de habitats ripícolas para a conservação de invertebrados ameaçados está marcada para […]

A apresentação do Projeto Life Ecotone – Gestão de habitats ripícolas para a conservação de invertebrados ameaçados está marcada para dia 16 de maio, às 10 horas, na Piscina Municipal de Odemira.

O projeto é dinamizado pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, com o financiamento do programa Life + da União Europeia.

Em paralelo, será inaugurada a exposição “Conservação de Habitats Ribeirinhos – o Projeto Life Ecotone”, patente ao público na Piscina Municipal de Odemira, entre 16 de maio e 15 de junho. A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 14 horas.

O projeto Life Ecotone visa preservar bosques ribeirinhos de amieiros, para auxiliar a preservação de invertebrados (mexilhões-de-rio e libélulas) e peixes ameaçados (escalo do Mira e boga do sudoeste).

Inclui uma componente de reabilitação dos bosques de amieiros no rio Paiva (concelho de Castro Daire) e na ribeira do Torgal (concelho de Odemira). O projeto decorre desde 2012 e prolonga-se até 2016.

O evento em Odemira incluiu uma saída de campo à Ribeira do Torgal, para dar a conhecer os objetivos do projeto, bem como as ações que estão a ser implementadas. Estará presente o vice-presidente do Município de Odemira Hélder Guerreiro, responsável pela área do ambiente.

Esta iniciativa é promovida em parceria com a Quercus no âmbito das atividades de educação e sensibilização ambiental promovidas pelo Município de Odemira.

Comentários

pub