PS vence em Albufeira, concelho algarvio recordista da abstenção

O PS foi o partido mais votado no concelho de Albufeira, o município do Algarve onde a abstenção foi mais […]

O PS foi o partido mais votado no concelho de Albufeira, o município do Algarve onde a abstenção foi mais elevada, fixando-se nos 76,62 por cento. Apenas 23,38 por cento dos eleitores inscritos compareceram nas urnas, a maioria dos quais optou por votar nos socialistas, embora a aliança que juntou PSD e CDS-PP não tenha ficado muito atrás. Em números, o PS conseguiu 28,41 por cento dos votos, enquanto a «Aliança Portugal» arrecadou 24,26 por cento dos votos.

Num concelho que tem sido, historicamente, um bastião social-democrata, também a CDU se destacou pela positiva. Os comunistas e os verdes conseguiram 11,69 por cento dos votos, mais 3,5 pontos percentuais que em 2009. O MPT, a surpresa destas Eleições Europeias, ficou na quarta posição, com 8,33 por cento. Nas últimas europeias, este partido tinha obtido uma votação de 0,97 por cento, neste concelho.

O Bloco de Esquerda acabou na quinta posição, com 5,64 por cento dos votos, uma perda de perto de 9 pontos percentuais em rlação a 2009. Ainda assim, neste capítulo, o PSD e o CDS-PP são os que mais decsem, dos mais de 39 por cento (somados) conseguidos nas anteriores europeias, para os atuais 24,2 por cento.

 

Comentários

pub