Museu virtual dos Descobrimentos já pode ser visitado

O portal dos Descobrimentos sobre a epopeia que juntou há cinco séculos navegadores numa aventura por mares desconhecidos já pode […]

O portal dos Descobrimentos sobre a epopeia que juntou há cinco séculos navegadores numa aventura por mares desconhecidos já pode ser visitado online.

Esta espécie de museu virtual foca o papel dos portugueses e espanhóis nas expedições marítimas da época e espera atrair centenas de internautas que depois procurem o Algarve para férias.

Alojado em www.portaldescobrimentos.pt, este espaço interativo é uma das ações do projeto «Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos», que une o Algarve e a Andaluzia numa rota turística criada para promover a cultura, a história e o património das duas regiões de onde partiram as primeiras embarcações rumo à descoberta do mundo, entre os séculos XV e XVII.

As portas virtuais do museu abriram esta semana ao público com muitos documentos, vídeos e uma cronologia que ajuda a identificar as rotas, as personalidades e os acontecimentos que marcaram as viagens ultramarinas da época.

Há ainda um separador com alguns factos que despertam o interesse dos mais curiosos: que expedições partiram de Sagres? Terá existido uma escola náutica na vila algarvia? Estas são algumas das perguntas com resposta no sítio que propõe aos internautas uma viagem ao passado.

A maior parte dos conteúdos já estão carregados, mas até ao fim do ano estarão disponíveis novas informações, também noutras línguas, para quem quiser saber mais sobre o tema.

O museu surge no âmbito do «Descubriter», um projeto mais amplo alvo de candidatura ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 que liga seis entidades do território ibérico: Fundación Nao Victoria, Prodetur (Diputación de Sevilla), Região de Turismo do Algarve (RTA), Promosagres, Direção Regional de Cultura do Algarve e Câmara Municipal de Vila do Bispo.

«Este portal de rigor histórico tem uma finalidade lúdica e turística. Esperamos que, ao informarmos o internauta sobre os Descobrimentos, ele sinta vontade de visitar em pessoa o Algarve e a Andaluzia e todo o património luso-espanhol associado à epopeia», afirma o presidente da RTA Desidério Silva.

 

 

Comentários

pub