Melhores clubes europeus de atletismo competem em VRSA

Os melhores clubes europeus de atletismo vão juntar-se em vila Real de Santo António para participar na Taça dos Clubes […]

Os melhores clubes europeus de atletismo vão juntar-se em vila Real de Santo António para participar na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo, nos dias 24 e 25 de maio. No Complexo Desportivo de VRSA vão estar 15 equipas, 7 femininas e 8 masculinas, que venceram os campeonatos nos respetivos países, incluindo o Benfica e o Sporting, que arrecadaram os títulos em masculinos e femininos, respetivamente, em 2013.

Além dos dois clubes portugueses, marcarão presença equipas de Itália, Espanha, França, Reino Unido, Israel, Turquia, República Checa, Eslováquia e Dinamarca. Ao todo, estarão em competição cerca de meio milhar de atletas, naquela que será a quinta edição consecutiva da prova em VRSA (oitava no historial).

Esta é uma das mais importantes competições de atletismo de pista, na qual os clubes competem entre si em diversas disciplinas do programa Olímpico, «podendo a prova ser comparada, em termos futebolísticos, à Liga dos Campões», segundo o diretor técnico da Associação de Atletismo do Algarve (AAA) Rui Costa, que salienta as presenças dos atletas nacionais Marco Fortes e Patrícia Mamona.

Na apresentação do evento, que teve lugar esta segunda-feira, o presidente da AAA Lara Ramos chamou a atenção para a ausência de atletas russos, que considerou que irá aumentar a competitividade deste evento e dará mais destaque às formações turcas e checas.

A vereadora com o pelouro do desporto na Câmara Municipal de VRSA Conceição Cabrita salientou, por seu lado, que «a Taça dos Clubes volta a trazer os melhores atletas olímpicos e mundiais ao Complexo Desportivo de VRSA, evidenciando as excelentes condições deste centro de treino acreditado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF)».

A Taça dos Clubes Campeões Europeus tem uma história rica que remonta aos anos 70. Em 2014, a tarefa de acolher a competição está, uma vez mais, a cargo da Associação de Atletismo do Algarve e da Câmara Municipal de VRSA, com o apoio da Associação Europeia de Atletismo e da Federação Portuguesa de Atletismo.

A organização conta igualmente com a participação de dezenas de voluntários e tem, pela primeira vez, o apoio do Turismo de Portugal. As provas decorrem no Complexo Desportivo de VRSA e a entrada é gratuita.

 

Clubes participantes:

Masculinos:
G.A. Fiamme Gialle (Ita)
Enka (Tur)
Playas de Castellon (Esp)
Sport Lisboa e Benfica (Por)
Shaftesbury Barnet Harriers (GBR)
Entente Franconville Césame Val d’Oise (Fra)
TJ Dukla Praha (Cze)
Maccabi Tel-Aviv (Isr)

Femininos:
Enka (Tur)
Valencia Terra I Mar (Esp)
USK Praha (Cze)
Sporting Clube de Portugal (Por)
Edinburgh AC (Gbr)
AK Spartak Dubnica nad Vahom (Svk)
Sparta (Den)

Comentários

pub