Loulé recebe 7ª edição da 8 ½ Festa do Cinema Italiano

O Cine-Teatro Louletano recebe, pelo segundo ano consecutivo, de 16 a 18 de maio, a 8 ½ Festa do Cinema […]

O Cine-Teatro Louletano recebe, pelo segundo ano consecutivo, de 16 a 18 de maio, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano, evento que reúne uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas da última temporada, sejam elas de autores consagrados ou da nova geração de cineastas, sempre fiel ao objetivo de trazer a Portugal o melhor do cinema Italiano.

O evento arranca sexta-feira, dia 16, às 21h30, com uma genial paródia sobre o mundo da política italiana.

“Viva a Liberdade”, de Roberto Andò, é uma obra extraordinária e intrigante que assinala o regresso do cinema político que mostra como “a verdade é sempre revolucionária”. É protagonizado pelo hilariante Toni Servillo, ator principal do premiado “A Grande Beleza”.

Na tarde de sábado, dia 17, pelas 16h30, decorre um workshop de língua italiana “Italiano per principiante”. Destina-se a todos os que sempre quiseram aprender italiano mas nunca tiveram coragem para começar. 8 ½ vai dar essa oportunidade com um workshop gratuito de língua e cultura italiana. Como requisitos: boa disposição e vontade de aprender.

Segue-se, às 18h30, a projeção do filme “The Special Need”, de Carlo Zoratti, uma coprodução ítalo-alemã. Enea é um jovem autista que nunca teve uma relação sexual e que a quer ter. Não existindo em Itália nenhuma solução legal para satisfazer tal desejo, Enea decide viajar com dois amigos à procura da chave para explorar os seus sentimentos e desejos. Este filme é o vencedor ex-aqueo da Festa do Cinema Italiano 2014.

À noite, a partir das 21h30, “La Mafia Uccide solo d’Estate”, de Pierfrancesco Diliberto, vai estar em cena. Uma maneira nova e improvável de retratar a Máfia. Um conto de 20 anos sobre a as tentativas de Arturo conquistar o coração da sua amada Flora. Num cenário tenro e divertido, desenrola-se esta crónica siciliana entre os anos 70 e 90. Este filme é também vencedor da Festa do Cinema Italiano 2014.

No encerramento do Festival, no domingo, pelas 16h30, 8 ½ apresenta “Il Corto”, as mais interessantes e curiosas obras em curto formato que experimentam diversas linguagens e expressam livremente ideias e sugestões.

As animações irónicas de Astutilo Smeriglia, a fantástica história de amor de “Zini e Ami” e as premiadas obras de Adriano Valerio (“37°4 S”) e de Piero Messina (“La prima legge di Newton”). Sem esquecer o sonho desenhado de Simone Massi (“Animo Resistente”), o surpreendente documentário de Salvatore Mereu (“Transumanza”) e o mais narrativo “La Genesi de Donatella Altere”.

“Zoran, o meu sobrinho herdado”, de Matteo Oleorro é apresentado às 18h30. Paolo Bressan, um homem de 40 anos, passa os seus dias numa taberna perto de Gorizia, na fronteira com a Eslovénia. Tudo muda quando aparece Zoran, um estranho rapaz de 15 anos que Paolo ‘herda’ de um parente esloveno distante. A princípio nada confortável com a ideia de ser tio, percebe rapidamente o talento de Zoran em lançar dardos. Todos os anos, o campeonato mundial de dardos dá um prémio de 60 mil euros, e Paolo não tem a menor intenção de deixar passar esta oportunidade. Este é o filme vencedor do prémio do público da Festa do Cinema Italiano 2014.

E para encerrar esta edição da Festa do Cinema Italiano, irá ser projetada a película “A Grande Beleza”, de Paolo Sorrentino.

Jep Gambardella: 75 anos, homem fascinante e jornalista poderoso, ‘rei’ que seduz e castiga a decadente burguesia de Roma graças à sua aguda inteligência e desencantada ironia. Um filme que mostra mais uma prova de excelência do ator Toni Servillo e do realizador Paolo Sortrentino e que ganhou o Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira 2014.

O preço dos bilhetes é de 3 euros (diário) e o passe para os três dias é de 10 euros.

Reservas e outras informações através do telefone 289 414 604.

Comentários

pub