Investigação da UAlg procura melhorar sucesso dos alunos «Maiores de 23»

Investigadores da Universidade do Algarve apresentaram na passada semana os resultados de um projeto que visou compreender «a situação dos […]

Investigadores da Universidade do Algarve apresentaram na passada semana os resultados de um projeto que visou compreender «a situação dos estudantes maiores de 23 anos» e «fornecer recomendações capazes de melhorar o sucesso académico destes estudantes».

Os resultados e recomendações resultantes do projeto de investigação «Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico», uma investigação pioneira em Portugal, foram apresentados num seminário, que teve lugar no Campus de Gambelas da UAlg, no dia 5 de maio.

A formação de um gabinete de apoio ao estudante, a melhoria na natureza e funcionamento do “Ano Zero”, a criação da figura de um Tutor, a dinamização de um sistema de mentorado de pares (peer-mentoring), a formação em pedagogia universitária e a flexibilização dos serviços, são as seis principais recomendações resultantes do estudo.

«Segundo os investigadores, o que torna este projeto único e inédito é o facto de cruzar opiniões de três grupos distintos na comunidade académica: para além de terem sido ouvidos os estudantes, também os professores, diretores de curso e órgãos de gestão académica foram considerados, tornando, assim, o projeto mais completo», revelou a UAlg, numa nota de imprensa.

A apresentação foi feita por António Fragoso (investigador responsável) e Helena Quintas, docentes da UAlg. No seminário, além das conclusões, foram abordados «os objetivos do estudo, a metodologia que foi utilizada para a sua realização, os conceitos chave para a sua compreensão, as barreiras ao sucesso académico, os fatores institucionais e processos de ensino-aprendizagem e a importância das relações sociais entre os estudantes».

No final da sessão, o reitor da UAlg António Branco assegurou que a investigação não iria ficar por aqui e que a «discussão sobre a exequibilidade e utilidade das recomendações irá ampliar-se dentro da comunidade académica».

«Neste sentido, é de prever que nos próximos anos algumas das medidas sugeridas possam ser implementadas e testadas», anunciou a UAlg. Até porque, «a grande maioria destas recomendações foram desenhadas para beneficiar, não apenas os estudantes maiores de 23 anos, mas a população estudantil, de forma geral».

O projeto «Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico» foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A investigação decorreu entre 2010 e 2013 e foi coordenada pela Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade de Aveiro.

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