Filósofo José Gil reflete sobre Portugal e os portugueses em Loulé

O filósofo e pensador José Gil vai estar em Loulé no dia do Município, 29 de maio, para dar uma […]

O filósofo e pensador José Gil vai estar em Loulé no dia do Município, 29 de maio, para dar uma “aula” e «prosseguir a lição preferida – Portugal e os Portugueses no centro da reflexão». A iniciativa insere-se no ciclo de conferências «Antes e Depois para Amanhã», que integra a série «Horizontes do Futuro» e está marcada pera o Salão Nobre da autarquia louletana, às 21 horas.

«Dez anos depois da publicação do seu livro mais emblemático, com a afirmação em título, “Portugal, hoje – O medo de existir”, José Gil vem a Loulé lançando uma interrogação contrária: “O medo de não existir?” A polémica e o amplo debate crítico que José Gil instalou no País, em 2004, cujo rescaldo levou o autorizado Le Nouvel Observateur a integrar o filósofo português no grupo dos “25 grandes pensadores do mundo”, por certo, vai ser atualizado com a próxima aula que o filósofo vem dar a Loulé, a coincidir com o Dia do Município», ilustrou a Câmara de Loulé.

Nascido em Maputo (antiga Lourenço Marques), em 1939, José Gil concluiu a licenciatura em Filosofia na Universidade da Sorbonne em 1968, no ano seguinte fez o mestrado com uma tese sobre a moral de Kant, e, em 1982, concluiu o doutoramento com a tese “Corpo, Espaço e Poder” (editada em 1988). Antes, em 1981, fixara-se definitivamente em Portugal, lecionando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ao mesmo tempo que repartia docência por Paris (Colégio Internacional de Filosofia), Amesterdão e São Paulo.

Comentários

pub