FIESA abre no dia 25 de maio voltando a ter a música como tema

Amy Winehouse, Lady Gaga, Madona, Bono, Os Beatles, Pink Floyd, Freddie Mercury, Frank Zappa, Ray Charles, Pavarotti, Mozart e Amália, […]

Amy Winehouse, Lady Gaga, Madona, Bono, Os Beatles, Pink Floyd, Freddie Mercury, Frank Zappa, Ray Charles, Pavarotti, Mozart e Amália, são alguns dos músicos cujas esculturas em areia vão poder ser vistas em mais uma edição do FIESA, queabre as suas portas no dia 25 de maio em Pêra, no concelho de Silves, com o tema a “Musica II”.

O FIESA é considerado o maior evento do género em todo o mundo e único na Península Ibérica, pois utiliza quarenta mil toneladas de areia, que são anualmente esculpidas por meia centena de artistas, nacionais e internacionais. Ocupa uma área de construção de 15.000 metros quadrados, com esculturas que chegam a atingir os doze metros de altura.

“Os estilos musicais de vários países do mundo, as origens da música e a expressão musical aliada a outras formas de arte, como a dança, a ópera, o circo, o teatro e o cinema, são os temas que inspiram as cerca de setenta diferentes cenas em areia” – diz a organização.

Este ano os visitantes podem ainda contar com novas formas de interação com o público, através de atividades de escultura em areia, jogos alusivos às esculturas, projeções de vídeo ao ar livre sobre a construção das edições do FIESA e outros espetáculos.

Durante a realização do evento, a organização não descura as suas preocupações ambientais, pois considera que o respeito pelo ambiente é fundamental para a proteção da natureza e dos recursos naturais. Prova disso é a reutilização, ano após ano das toneladas de areia, que dão lugar à criatividade de vários artistas internacionais.

O evento que já vai na 12ª edição, merece por isso receber a categoria de Eco Evento|Algar. A organização envolve e motiva todos os comerciantes e visitantes para que colaborem na separação seletiva dos resíduos de embalagens recicláveis produzidos no recinto (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro) e os coloquem no ecoponto.

A Algar, como parceira, garante a cedência dos equipamentos necessários e sinaléticas adequadas. Além disso apoia dando formação sobre a correta gestão dos resíduos aos membros da organização do evento, incluindo técnicos e empresas responsáveis pela higiene e limpeza do recinto.

Com a atribuição da categoria de Eco Evento, a Algar pretende minimizar o impacte ambiental que os eventos com elevada concentração de público produzem, garantindo que os resíduos recicláveis aí gerados sejam na sua totalidade encaminhados para a reciclagem.

O festival vai estar aberto ao público com o horário de funcionando das 10h00 da manhã à meia-noite durante todo o Verão, encerrando às 22h00 no período de 25 de maio a 27 de junho e às 20h00 de 16 de setembro a 25 de outubro.

Comentários

pub