Festival de Caminhadas “oferece” Abrigo de Montanha ao Ameixial

O Festival de Caminhadas do Ameixial trouxe duas centenas de pessoas e um Abrigo de Montanha àquela freguesia serrana do […]

O Festival de Caminhadas do Ameixial trouxe duas centenas de pessoas e um Abrigo de Montanha àquela freguesia serrana do concelho de Loulé. Uma solução de alojamento que pretende potenciar o Ameixial enquanto destino de Turismo de Natureza, uma vez que está equipado com tudo o que é necessário para acolher até 16 pessoas de uma só vez.

O novo Abrigo de Montanha do Ameixial, criado na antiga fábrica de cortiça da aldeia e promovido pela Junta de Freguesia local, conta com quartos em regime de camarata, cozinha e wc. Este será, para a ProAtiveTur, que organizou o «Walking Festival do Ameixial», um «polo fundamental para a dinamização de atividades de natureza nesta região», especialmente para atrair aquela zona da Serra do Caldeirão «praticantes de caminhadas, de BTT e apreciadores da natureza».

Este é, igualmente, o objetivo do Festival de Caminhadas. Em 2014, foram mais de 200 os participantes, nacionais e estrangeiros que estiveram presentes. Além destes, desfrutaram da iniciativa jornalistas internacionais da imprensa especializada, que vieram através de uma iniciativa da Associação Turismo do Algarve (ATA).

Os amantes das caminhadas puderam usufruir de três dias intensos de natureza, convívio e contacto com a população, património e cultura serrana. O evento incluiu a realização de treze caminhadas de reconhecimento dos valores naturais e culturais da zona, duas atividades de trail running, uma visita guiada à exposição «Quem nos escreve desde a Serra», três workshops técnicos, um workshop para crianças, um peddy-paper para famílias, uma tertúlia sobre a história das caminhadas no Algarve e um baile dançante.

«Além dos três dias de animação que trouxe a esta pequena localidade do interior, na fronteira com o Alentejo, o segundo Festival de Caminhadas do Algarve teve também um importante impacto económico na aldeia, nomeadamente junto dos cafés, que foram incansáveis a servir pequenos-almoços, merendas, almoços, lanches e jantares aos caminhantes e à organização, o que em termos de receitas perfez um valor superior a 1500 euros», salientou a ProActiveTur numa nota de imprensa.

O promotor desta iniciativa foi a Câmara Municipal de Loulé, a organização esteve a cargo da ProActiveTur Lda e do Projecto Estela. Contou com o apoio da Junta de Freguesia do Ameixial, do Projeto TASA, do Projeto Querença, do Clube Ameixialense e da Direção-Geral do Património Cultural. Esta foi a segunda edição do evento, mas já está anunciada uma terceira, para o ano que vem, provavelmente em datas semelhantes, sempre aproveitando o feriado do 25 de abril.

Veja mais fotos aqui.

 

 

Comentários

pub