Faro e Tânger repensam ligação por ferry entre as duas cidades

Faro e Tânger tiveram, nos anos 90, uma experiência de ligação marítima via ferry, «que se perdeu na incompreensão de […]

Faro e Tânger tiveram, nos anos 90, uma experiência de ligação marítima via ferry, «que se perdeu na incompreensão de muitos e numa conjuntura menos favorável». Agora as autoridades das duas cidades consideram que «esta ligação pode fazer todo o sentido para transporte de passageiros e mercadorias».

Este foi um dos temas abordados durante a visita que uma comitiva da Câmara Municipal de Faro fez, entre os dias 10 e 13 de Maio, à cidade de Tânger, em Marrocos, em contactos com diversas autoridades locais e representantes do meio empresarial.

«Hoje, com a eclosão de forças de atração significativas de turistas e fluxos comerciais, originárias nas duas margens do Mar, ambas as partes pensam que esta ligação [por ferry] pode fazer todo o sentido para transporte de passageiros e mercadorias», salienta a Câmara de Faro.

A caminho de comemorarem 30 anos da data da assinatura do acordo de Geminação, as cidades de Faro e Tânger preparam um novo impulso nesta cooperação.

A comitiva farense, liderada pelo vice-presidente Paulo Santos, pôde reforçar os laços de amizade e cooperação que une Faro à cidade capital da Região de Tânger e Tétouan desde Junho de 1985.

Em reunião com o presidente do Município de Tânger, Fouad El Omari, que teve lugar na Câmara Local no dia 12, foram discutidas diversas matérias prioritárias na consolidação desta cooperação como a promoção turística, o domínio das políticas de proteção ambiental, a entreajuda entre estabelecimentos de ensino e formação especializada, a organização de missões empresariais e a aproximação entre ambas as universidades, em especial nos domínios do Mar.

Já em matéria cultural, desde a assinatura da geminação tem havido diversas iniciativas e visitas institucionais e de encontro de culturas, por via de várias deslocações de grupos etnográficos, artísticos e culturais, de ambos os países.

A Autarquia de Faro manifestou junto do presidente do Município de Tânger a sua vontade em reabilitar essa dinâmica, enquadrando-a numa estratégia concertada. Para Faro esta é, afinal, a vontade dos públicos.

Bem expressa, aliás, no sucesso de eventos temáticos como os Arabian Days, cuja segunda edição arranca já em Junho na Vila-Adentro de Faro.

Da mesma forma, Tânger e Faro estão já a preparar o estabelecimento de iniciativas conjuntas nas áreas do desporto.

A comitiva de Faro foi acompanhada por José Alberto Alegria, cônsul do Reino de Marrocos no Algarve, integrando ainda Elidérico Viegas, presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, bem como outros hoteleiros e empresários farenses e de outras zonas algarvias.

Comentários

pub