Dia Europeu do Mar: Inovar para uma utilização sustentável dos oceanos

A inovação e a investigação no âmbito da economia marítima podem contribuir para relançar o crescimento e o emprego na […]

A inovação e a investigação no âmbito da economia marítima podem contribuir para relançar o crescimento e o emprego na Europa, garantindo ao mesmo tempo um futuro sustentável para os mares e oceanos europeus e para todos aqueles cuja subsistência deles dependem.

Este é o tema central da edição deste ano do Dia Europeu do Mar, que reunirá em Brema, Alemanha, em 19 e 20 de maio, peritos, partes interessadas de todos os setores marítimos e decisores políticos de toda a UE, para uma troca de ideias.

Maria Damanaki, comissária europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas e coorganizadora do evento, declarou: «A economia europeia encontra-se ainda numa situação difícil e é nosso dever tirar o máximo proveito de tudo o que permita contribuir para a sua recuperação. Os nossos mares e oceanos têm esse potencial em abundância. Estamos a examinar a forma como melhor nos poderão ajudar a criar emprego e crescimento sem comprometer os ecossistemas. O Dia Europeu do Mar é uma ocasião para a comunidade marítima discutir como se poderá garantir o equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade na economia azul».

O programa da Comissão Europeia a favor do «crescimento azul» procura fazer da sustentabilidade a pedra angular para o crescimento marítimo e, por conseguinte, estará no centro dos debates em Brema.

No contexto dos recentes anúncios da UE relativos à inovação «azul», o ordenamento do espaço marítimo, o turismo costeiro e marítimo e a energia oceânica, o evento reunirá todos os setores da economia marítima para debater o modo como podem colaborar, partilhar pontos de vista e fazer do crescimento sustentável uma realidade.

Juntamente com a comissária Maria Damanaki, estarão presentes, nos dois dias de conferência em Brema, Alexander Dobrindt, ministro federal dos Transportes e da Infraestrutura Digital da Alemanha, Jens Böhrnsen, presidente do Senado da Cidade Hanseática Livre de Brema, Martin Günthner, senador da Economia, do Trabalho e dos Portos da Cidade Hanseática Livre de Brema, bem como outros ministros e personalidades europeus.

Com 21 seminários organizados pelas partes interessadas, duas sessões plenárias com os oradores principais, sessões de alto nível, uma exposição especial sobre assuntos marítimos, acontecimentos públicos e um evento de ligação em rede inovador, a conferência proporcionará, durante os dois dias, um centro de debate e partilha de boas práticas.

Em 18 de maio, a cidade de Brema dará início ao Dia Europeu do Mar com festejos ao longo das margens do rio Weser, nomeadamente música ao vivo, exposições dos institutos de investigação, visitas a navios de investigação, eventos para famílias e outras manifestações. Tanto os eventos públicos como a conferência do Dia Europeu do Mar são gratuitos e abertos a todos.

A 7.ª edição da conferência do Dia Europeu do Mar é organizada pela Comissão Europeia em parceria com o ministério federal dos Transportes, Construção e Ordenamento Urbano da Alemanha e o ministério da Economia, do Trabalho e dos Portos da Cidade Hanseática Livre de Brema. O tema da conferência deste ano é «A inovação ao serviço do crescimento azul».

O Dia Europeu do Mar foi criado em 20 de maio de 2008 por uma declaração tripartida dos Presidentes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da UE. É celebrado todos os anos por volta do dia 20 de maio e procura dar visibilidade à Europa marítima.

As edições anteriores do Dia Europeu do Mar realizaram-se em Bruxelas (2008), Roma (2009), Gijón (2010), Gdansk (2011), Gotemburgo (2012) e Valeta (2013).

Comentários

pub