Concurso «Ideias em Caixa» já ajudou a criar mais de 20 empresas

Foram criadas mais de 20 empresas no seguimento do concurso «Ideias em Caixa», promovido pela Universidade do Algarve (UAlg) desde […]

Foram criadas mais de 20 empresas no seguimento do concurso «Ideias em Caixa», promovido pela Universidade do Algarve (UAlg) desde 2003. Esta é a herança que os 15 vencedores da 4ª edição do concurso, que serão conhecidos na sexta-feira, 9 de maio, vão receber, bem como vários prémios para os ajudar a juntar-se a este número.

A edição de 2013/14 do concurso está a chegar à sua conclusão, depois de um trabalho intenso por parte dos candidatos e do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, que organiza a iniciativa.

O anúncio dos vencedores será feito durante a última conferência «Made in Algarve», da CCDRA, que decorre na sexta-feira, 9 de maio (Dia da Europa), às 14 horas, no Teatro das Figuras, em Faro.

Os coordenadores do «Ideias em Caixa» tiveram a difícil tarefa de escolher, numa primeira fase, as 50 melhores propostas de entre um total de 161 candidaturas e, numa segunda fase, os 15 projetos com maior potencial, já depois de amadurecidos pelos seus promotores.

Além dos prémios para os 15 melhores projetos a concurso – coaching empresarial, o desenvolvimento da imagem corporativa, serviços de web design, alojamento e registo de domínio (1 ano), incubação virtual, apoio contabilístico (6 meses) e registo de associado da ANJE (1 ano) -, este ano a organização decidiu atribuir um prémio adicional ao projeto vencedor, correspondente a uma bolsa de 4800 euros.

«Com a atribuição destes prémios, a UAlg pretende dar um impulso significativo no arranque das empresas que irão nascer desta iniciativa», ilustrou a universidade.

O «Ideias em Caixa» tem vindo a despertar cada vez mais interesse entre os que têm ideias de negócio que gostariam de tornar realidade, como comprovam os números.

Nesta última edição, houve 161 candidaturas, o que elevou para 260 o número de ideias apresentadas a este concurso, nas quatro edições já realizadas.

Um aumento exponencial do número de candidaturas que “obrigou” o CRIA a levar 50 propostas para a segunda fase, em que é dada formação intensiva aos promotores para que amadureçam as suas ideias iniciais e as voltem a apresentar de forma mais elaborada. Inicialmente, estava previsto serem apenas 30.

O «Ideias em Caixa», que integra o projeto «Algarve 2015 │ Empreender e Inovar+», financiado pelo PO Algarve 21, tem como principal objetivo a promoção do empreendedorismo jovem, através da criação de Start-ups e Spin-offs inovadoras para a região algarvia.

 

Comentários

pub