Autarquias cumpridoras poderão ter “ordem para contratar” em 2015

As autarquias que tiverem as contas em dia poderão ver as restrições impostas pelo Governo diminuídas, já a partir de […]

As autarquias que tiverem as contas em dia poderão ver as restrições impostas pelo Governo diminuídas, já a partir de 2015.

O Governo, no âmbito do Orçamento de Estado do próximo ano, está a equacionar a criação de «concelhos piloto para esta discriminação positiva», que poderão ver aliviadas, por exemplo, as restrições à contratação, revelou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro.

Esta restrição à contratação de pessoal é uma medida que, na visão do autarca são-brasense, lesa os municípios cumpridores, que, apesar de terem necessidade de novos quadros e saúde financeira para os suportar, não os podem assegurar.

«Duas semanas depois de ser eleito presidente de Câmara, tive uma reunião com o secretário de Estado da Administração Local, onde lhe coloquei esta situação e pedi uma discriminação positiva», disse.

Nesse encontro, Vítor Guerreiro deu a conhecer «a situação financeira do município, as necessidades que temos e a necessidades que a população tem de conseguir postos de trabalho. O secretário de Estado ficou muito sensibilizado e ficou de equacionar alguns concelhos piloto para esta discriminação positiva, para o Orçamento de Estado de 2015», disse.

«Há algumas situações e limitações que temos dificuldade em compreender, nomeadamente no que toca à contratação de pessoal e ao aumento de despesas com funcionários. Nós necessitamos de colaboradores em áreas vitais como a recolha de resíduos ou as águas, porque alguns se vão reformando, mas estamos impedidos de os contratar. Por outro lado, a população precisa de emprego. E, podendo nós pagar os vencimentos, porque é que não é possível?», enquadrou o edil são-brasense.

Uma revelação feita durante a entrevista que Vítor Guerreiro concedeu ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM (102.7 FM), como convidado do programa radiofónico Impressões. O programa foi originalmente para o ar ontem à noite e pode ser novamente ouvido na íntegra no sábado, às 12 horas.

Nesta conversa, em que fez um balanço dos primeiros meses de mandato e perspetivou o futuro, o autarca debruçou-se sobre temas bem atuais de São Brás de Alportel, mas também da região.

O centenário de elevação de São Brás de Alportel a concelho, cujas comemorações começam no domingo e vão durar um ano, foi um dos temas abordados, mas também o fecho de serviços no interior da região, como as Finanças e escolas, uma luta que São Brás e muitos outros concelhos algarvios têm estado a travar.

Também estiveram em cima da mesa a aposta deste concelho no turismo e a estratégia do executivo para o futuro, «que ultrapassa os quatro anos deste mandato». Temas a seguir em novos artigos, nos próximos dias, aqui no Sul Informação.

 

 

Comentários

pub