Algarvia sagra-se campeã mundial de Formula Windsurfing

É algarvia, atleta do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura e tem 21 anos de idade. Margarida Gil […]

É algarvia, atleta do CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura e tem 21 anos de idade. Margarida Gil Morais foi a melhor das três competidoras femininas no Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing 2014, disputado na Ilha Terceira, Açores, entre os dias 28 de Abril e 3 de Maio.

“Fui para este campeonato sem objetivos concretos. No primeiro dia, estava o meu vento (fraco) e ganhei três regatas (em feminino). Aí percebi que tinha hipóteses”, disse a atleta, ao Sul Informação.

Com uma expectativa inicial modesta – “principal objetivo era ver o meu nível em relação aos outros atletas do mundial” -, Margarida Gil Morais foi ganhando confiança, enfrentou o desafio do vento forte, sobretudo no último dia, e venceu a competição feminina.

“Fui fazendo regata a regata; dei sempre o meu melhor e sinto que me superei com o vento forte, que se fez sentir no último dia de regatas, passou dos 30 knots e consegui acabar as quatro regatas… ganhei três”, comentou a jovem velejadora algarvia.

O Campeonato do Mundo de Formula Windsurfing 2014 foi ganho pelo britânico Ross Williams. Estiveram 43 atletas em competição durante 3 dias efectivos de prova, com 12 regatas disputadas ao largo da Praia da Vitória. O algarvio Miguel Martinho, 18º na geral, foi o melhor português na prova. O algarvio Vasco Chaveca (31º na geral) foi o terceiro melhor português no campeonato.

Margarida Gil Morais (36ª na classificação geral) obteve o quinto melhor resultado português (atrás de si ainda ficaram mais quatro portugueses), mas conquistou a melhor classificação feminina entre as três mulheres em prova: a estoniana Betti Vainkula foi a segunda melhor feminina (37º na classificação geral, a 12 pontos da portuguesa) e a veterana austríaca Margit Germany ficou em terceiro no quadro feminino.

“Estou muito satisfeita com o resultado, mas sei que ainda tenho muito a melhorar, a nível de velocidade, orça e manobras”, concluiu Margarida Gil Morais. Na verdade, a velejadora algarvia começou apenas em 2011 a praticar Formula Windsurfing, mas já é bi-campeã nacional (2012 e 2013) e campeã ibérica (2013) nesta modalidade. Para o êxito contribuiu o facto de Margarida ser velejadora desde os seus 7 anos de idade, inspirada pelo pai e pelo irmão.

Margarida Gil Morais venceu o Torneio do Carnaval (Vilamoura) em Optimist, em 2002, e foi bi-campeã regional na mesma classe (2001 e 2002). Já em Laser 4.7, a veladora algarvia foi bi-campeã de Portugal em juniores (2007 e 2008) e liderou o ranking nacional absoluto em 2009. Nascida em Beja mas residente em Faro desde sempre, Margarida salienta que “nada disto tinha acontecido se não fosse o apoio dos meus pais e irmão”.

Atualmente, Margarida passa os seus dias úteis em Lisboa, onde está a concluir o curso de Design no IADE. Mas o apelo da água, a vontade de evoluir no desporto que escolheu há três anos e que agora pratica em regime de exclusividade são uma constante. “Todas as semanas me desloco ao Algarve, para treinar”, diz Margarida. E os resultados estão à vista.

Comentários

pub