5000 velas de cera irão iluminar o Mercado de Culturas em Lagoa

Começou a contagem decrescente para a realização do Mercado de Culturas… à Luz das Velas. Trata-se de uma parceria entre a […]

Começou a contagem decrescente para a realização do Mercado de Culturas… à Luz das Velas. Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e a empresa Ibérica Eventos & Espetáculos, tendo como epicentro o Convento de São José, na cidade do Lagoa, e as ruas limítrofes, nos dias 17, 18 e 19 de abril.

Ao longo de três dias, antes da Páscoa, artesãos de várias culturas e religiões irão conviver em harmonia e mostrar ao público os seus saberes, sabores, artes e tradições.

Nesta primeira edição do Mercado das Culturas, a Muçulmana irá estar em destaque, através de uma exposição de fotografias da Jordânia, de espetáculos de música árabe, afro-árabe e dança oriental e sufi com os grupos El Laff e Kurdufan.

O público terá acesso diário a workshops de dança oriental e darbouka (percussão). A igreja do Convento de São José será o cenário de uma exposição/concerto, denominado “Melodias de al-Andalus”.

Diariamente, às 20h00, as 5000 velas iluminarão o Convento de São José e as ruas circundantes com as quais serão desenhados símbolos representativos de algumas culturas do mundo oriental e ocidental: cruz (cristianismo), estrela de David (judaísmo), lua crescente (islamismo), triskle (cultura celta)…

Como não podia deixar de ser, também a gastronomia muçulmana marcará presença com as espetadas kefta, os döner kebab, os doces sírios-libaneses Bucach e Baklava- ash le bulbul, e, numa vertente mais sofisticada, haverá um restaurante com pratos gourmet.

Todas as noites o Dj Fábio Palma irá passar música “arabic chillout”, com ritmos tradicionais do mundo árabe (Wahd Wo Noss, Malfouf, Zaffa , Maksoum, Masmoud , Saidi, Hagalla, Soudi , Ayubi) remisturados pelo próprio Dj.

A dualidade Oriente-Ocidente é o ponto de partida deste “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” que pretende dar a conhecer artesanato, sonoridades, danças, sabores e instrumentos tão fascinantes mas simultaneamente tão diferentes.

O “Mercado de Culturas… à Luz das Velas” encerrará, diariamente, com o espetáculo Oriental Drums (música e dança tribal com fogo).

A entrada para o evento é gratuita e tem o seguinte horário:
Dia 17 abril – 17h00 às 23h00
Dia 18 abril – 12h00 às 23h00
Dia 19 abril – 12h00 às 23h00

 

 

Comentários

pub