Um DiVaM para nos recostarmos nos monumentos do Algarve

As vozes das Moças Nagragadas, a cantar a mulher e a liberdade, ecoaram pelas ruínas romanas de Milreu durante a […]

As vozes das Moças Nagragadas, a cantar a mulher e a liberdade, ecoaram pelas ruínas romanas de Milreu durante a apresentação, no passado dia 10, do programa Dinamizar, Valorizar os Monumentos – DiVaM, promovido pela Direção Regional de Cultura em vários dos monumentos sob a sua tutela na região.

O novo nome – DiVaM – resulta das primeiras letras das palavras do programa mas pretende ainda evocar o cariz mediterrânico da programação, voltada para a fruição dos monumentos de forma descontraída, e, de preferência, recostados num divã.

O programa mudou o nome, mas pouco mais mudou, aproveitando muito do trabalho que já vinha de trás, nomeadamente do programa «Música nos Monumentos» e de outras iniciativas anteriores. O DiVaM propõe-se, assim, continuar a levar música de vários tipos, teatro, teatro de rua, recriações históricas, performances, cinema, provérbios, dança e visitas a sete monumentos algarvios: Castelo de Aljezur, Fortaleza de Sagres, Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, Monumentos Megalíticos de Alcalar, Castelo de Paderne, Castelo de Loulé e Ruínas Romanas de Milreu.

Moças Nagragadas

Há ainda um oitavo monumento envolvido, a Abicada, mas aqui a atividade, que até já decorreu na segunda-feira e se destinava sobretudo a técnicos e arqueólogos, não teve lá lugar e sim no Museu de Portimão, uma vez que a villa romana não tem quase nada para ser ver – os mosaicos foram retirados para conservação e restauro, operação que está agora a decorrer em instalações do Museu de Portimão, a cargo de uma empresa especializada.

Ao todo, o programa envolve 69 iniciativas de 19 associações algarvias: Academia de Música de Lagos, Academia de Música de Tavira, Al-Teatro, Associação Música XXI (Faro), Associação Internacional de Paremiologia (Tavira), Arquente, ARFA Associação Regional de Filarmónicas de Faro, ATAF – Núcleo de Filatelia de Faro, ARCMúsicos (Faro), Apeoralidade/Moças Nagragadas, Ao Luar Teatro, Bons Ofícios, Casa da Cultura de Loulé, Grupo Coral da Universidade do Algarve, Orquestra Clássica do Sul, Sociedade Musical e de Recreio de Paderne, Sociedade Filarmónica Silvense, TEL Teatro Experimental de Lagos e Tertúlia Associação Cultural de Aljezur.

O programa conta ainda com contributos e parcerias do Museu de Portimão, do Museu Municipal de Albufeira e das Câmaras Municipais de Loulé, Aljezur, Albufeira, Faro, Portimão e Vila do Bispo.

 

Iniciativas antigas e novidades

Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora regional de Cultura, admitiu que o programa «aproveita» muitas das atividades já desenvolvidas anteriormente, mas apresenta também novidades, como os concertos da ARC Músicos, que, no sábado, dia 19 de abril (16h30), estreia nas ruínas romanas de Milreu o seu espetáculo «4 Sítios, 4 Lendas», inteiramente pensado para os monumentos algarvios.

«Temos uma incidência muito forte na música, mas haverá também muito teatro, literatura, poesia, recriações históricas e muito mais», salientou aquela responsável.

O folheto deste DiVaM, concebido por um aluno de Design da Universidade do Algarve a estagiar na Direção Regional de Cultura, foi produzido apenas em português, apesar de a maioria dos visitantes dos monumentos na região até serem estrangeiros. Uma predominância que se sentiu na passada quinta-feira, durante a apresentação do programa em Milreu, quando os visitantes ocasionais das ruínas romanas, todos estrangeiros, assistiram deliciados à atuação das Moças Nagragadas, mesmo não percebendo porque razão estava ali tanta gente bem vestida.

A diretora regional explicou que o programa foi concebido só em português porque «esse é o público preferencial destes concertos, a comunidade de proximidade». E expressou também o desejo de que este DiVaM «traga as famílias para visitarem alguns destes monumentos».

O objetivo principal deste programa é «criar uma dinâmica cultural que leve as comunidades de proximidade a revisitar o seu património, mas também ter um efeito de surpresa sobre os visitantes que contribua para criar novas memórias desses espaços. Além de “lugares de memória” deseja-se que os monumentos sejam também lugares de vivências, de emoções, “lugares de Bons Momentos”».

 

Um DiVaM cheio de iniciativas

O DiVaM já começou a mostrar o que vale no fim de semana passado, para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, mas os próximos dias, coincidentes com o fim de semana prolongado da Páscoa, trazem algumas estreias.

Assim, esta quarta-feira, dia 16, o Castelo de Aljezur recebe, às 10h30 e às 15h00, a «Charanga do Pintassilgo», pelo Ao Luar Teatro. Amanhã, dia 17, será a vez de a Charanga se apresentar às 10h30 na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira) e às 15h00 em Vila do Bispo. No domingo de Páscoa, dia 20, será a vez da apresentação às 10h30 na Vila de Sagres, e às 14h00 na Fortaleza.

Também na Fortaleza de Sagres, no mesmo dia 20, mas às 16h00, terá lugar um concerto pela Academia de Música de Lagos.

Na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira) no sábado, dia 19, às 15h30, apresenta-se Nina Soulimant em concerto.

Na Sexta-Feira Santa, 18 de abril, às 10 e às 18h00, serão promovidas visitas à descoberta da Muralha Medieval de Loulé, numa iniciativa da Câmara local.

E no sábado, 19 de abril, como já se escreveu, a ARC Músicos estreia o seu concerto «4 Sítios e 4 Lendas» nas Ruínas Romanas de Milreu.

Clique aqui para conhecer toda a programação deste DiVaM

Veja aqui mais fotos da apresentação do programa nas Ruínas Romanas de Milreu.

 

 

 

 

Comentários

pub