São Brás de Alportel enfeita-se para receber Festa das Tochas Floridas no Domingo de Páscoa

Em São Brás de Alportel, as ruas deixam-se colorir pelas faixas e bandeiras que desenham o percurso por onde passará […]

Em São Brás de Alportel, as ruas deixam-se colorir pelas faixas e bandeiras que desenham o percurso por onde passará o cortejo, os homens ocupam-se da construção das tochas e centenas de pessoas preparam o tapete de flores para a Festa das Tochas Floridas, a ter lugar no Domingo de Páscoa, dia 20.

São muitos os preparativos para este momento singular que se vive no concelho são-brasense no Domingo de Páscoa.

A semana anterior ao evento é grandemente ocupada pela recolha de flores campestres, folhas e ervas aromáticas e pela execução das tochas de flores para serem transportadas durante a Procissão de Aleluia pelos homens, enquanto cantam: “Ressuscitou como disse! Aleluia, Aleluia, Aleluia!”.

A procissão reúne são-brasenses de todas as idades e provenientes de vários pontos do país mas também de outros países, pessoas que tornam à sua terra nesta altura do ano para assistir e fazer parte da mais importante celebração religiosa e cultural de São Brás de Alportel.

No próximo domingo, a Festa das Tochas Floridas fica completa com o Encontro de Sabores, no Largo S. Sebastião, a Mostra de Artesanato, Doces e Petiscos Regionais no Adro da Igreja, prosseguindo com a Tarde Cultural, durante a qual serão anunciados os vencedores dos Concursos de Jogos Florais, Tochas e Varandas, poder-se-á petiscar num espaço de convívio, ficando a animação musical assegurada pela participação dos artistas Zé Francisco e o acordeonista João Frade e o conhecido cantor Fernando Correia Marques.

Integrada nos festejos da Páscoa decorre em simultâneo a VI Quinzena Gastronómica “Sabores do Caldeirão”, um convite para saborear a gastronomia típica do Algarve genuíno, entre os dias 8 e 21 de abril, nos restaurantes locais.

Este evento é uma iniciativa organizada pela Associação Cultural Sambrasense, em parceria com a Paróquia de São Brás e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, contando com o apoio da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, das empresas locais e de dezenas de voluntários.

 

Programa:
09h30 – Abertura das ruas para apreciação do tapete de flores

10h00 – Abertura do Encontro de Sabores [Largo S. Sebastião]
Abertura da Mostra de Artesanato [Adro da Igreja Matriz]

11h00 – Procissão da Ressureição com as Tochas floridas

13h00 – Eucaristia [Igreja Matriz]

15h30 – Tarde Cultural [Adro da Igreja Matriz]
Mostra de Artesanato, Doces e Petiscos Regionais
Apresentação dos resultados dos Concursos: Jogos Florais, Tochas e Varandas
Animação Musical com:
Zé Francisco e o acordeonista João Frade
Fernando Correia Marques

Comentários

pub