Sábado com céu nublado, Domingo de Páscoa com chuva e aviso Amarelo

Céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde e períodos de chuva fraca no litoral oeste no final do […]

Céu geralmente muito nublado, com abertas durante a tarde e períodos de chuva fraca no litoral oeste no final do dia, é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o Sul do país neste sábado.

O vento será em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) no litoral, e tornando-se moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas
a partir da tarde.

As temperaturas descerão ligeiramente, rondando os 20ºC de máxima e os 12ºC de mínima, prevendo-se ainda a formação de neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto ao estado do mar, hoje, na Costa Ocidental, haverá ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros (Temperatura da água do mar: 15/16ºC), enquanto na costa Sul, as ondas são de sudoeste com 1 metro (17/18ºC).

Estas condições resultam de uma ligeira depressão centrada sobre a zona do Arquipélago dos Açores, que se manterá estacionária nesse local até este sábado, dirigindo-se, depois, em direção ao Continente a partir do final de sábado, situando-se já a W de Lisboa na madrugada e manhã de domingo.

Daí que, para amanhã, Domingo de Páscoa, se preveja que haverá já a influência da depressão, pelo que as previsões apontam, neste momento, para a ocorrência de precipitação, com aguaceiros por vezes fortes e persistentes, no Sul.

Esta previsão de precipitação forte nos quatro distritos sulinos – Faro, Beja, Évora e Setúbal, levou o IPMA a colocar esta metade do país sob aviso Amarelo para amanhã, dia 20, entre as 3h00 da madrugada e as 15h00.

Comentários

pub