Restaurantes de São Brás voltam a mostrar os «Sabores do Caldeirão»

A gastronomia típica do Algarve volta a animar São Brás de Alportel na época da Páscoa. A 6ª edição da […]

A gastronomia típica do Algarve volta a animar São Brás de Alportel na época da Páscoa. A 6ª edição da quinzena gastronómica «Sabores do Caldeirão» começa esta terça-feira e dura até 21 de abril e pode ser desfrutada em sete restaurantes daquele concelho do interior.

Em 2014, voltam a aderir ao evento os restaurantes Adega Nunes, Fonte da Pedra, O Marquês, Sabores do Campo e Zé Dias. Já os restaurantes Lagar da Mesquita e Yeshé Boutique Café, estreiam-se como participantes na quinzena gastronómica de São Brás.

A ementa especial para o evento é constituída por entrada, prato principal, sobremesa e vinho algarvio.

Bochechas de porco preto, javali no forno ou cabidela de galinha, sempre na companhia de um vinho do Algarve, são algumas sugestões dos restaurantes participantes nesta iniciativa, que pretende manter vivas as tradições serranas e promover o turismo no concelho são-brasense.

«As sobremesas são inspiradas no mel, na alfarroba, no figo ou na amêndoa, produtos locais, que resultam em deliciosos e irresistíveis doces. E não se deve terminar a refeição sem provar a típica aguardente de medronho ou um dos licores produzidos na região, tornando esta uma experiência inesquecível», sugere a Câmara de São Brás, que organiza este evento.

A sexta edição da Quinzena Gastronómica – Sabores do Caldeirão «procura valorizar a gastronomia local que preserva as características da cozinha mediterrânica, definida como uma dieta saudável e nutritiva, aliada aos festejos da Páscoa».

E como “nem só de pão vive o homem”, no dia 20 de abril há a oportunidade de fazer esta viagem gastronómica e outra, cultural, para assistir à Festa das Tochas Floridas, um ex-libris de São Brás, em que as ruas se enchem de cor e cheiro para acolher a Procissão da Ressureição, no Dia de Páscoa.

«A estratégia de promoção turística do município de São Brás de Alportel tem na valorização da gastronomia e dos seus produtos locais um dos eixos principais, assente no conceito de Slow Food, uma marca ostentada pelo concelho com muito orgulho que garante à mesa a saúde, a qualidade e o sabor, só possíveis com o respeito por um conjunto de condições, quer na seleção de alimentos, quer na sua confeção e sobretudo no respeito por aqueles que são os valores da nossa alimentação mediterrânica, um valioso tesouro a preservar», acrescentou a autarquia são-brasense.

Comentários

pub