Olhão assinou Carta contra os maus tratos de crianças

Olhão assinalou o arranque do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com uma cerimónia que teve lugar no dia […]

Olhão assinalou o arranque do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância com uma cerimónia que teve lugar no dia 9 de abril, no centro comercial Ria Shopping, que também serviu para proceder à assinatura da Carta do Concelho de Olhão contra os maus-tratos.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Olhão (CPCJO) promoveu, conjuntamente com a Câmara Municipal de Olhão, Segurança Social e Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco foram as entidades que assinaram o documento, que visa a consagração dos direitos das crianças, no âmbito da prevenção universal dos maus-tratos na infância.

De acordo com a presidente da CPCJO Lara Barão, a prioridade da comissão é o bem-estar das crianças e suas famílias. Uma responsabilidade que, considerou na cerimónia, deve e tem de ser incutida em todos, sendo a promoção e proteção das crianças «a resposta para que se tenha consciência de suprimir as necessidades do nosso público».

Para a técnica, «a negligência e os maus-tratos são da responsabilidade de todos, desde que se revejam no seu conteúdo».

Já para a diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social Ofélia Ramos, esta é uma matéria de extrema importância para a dignidade humana e da defesa dos direitos humanos. «Em cada uma das missões, é necessário detetar o mais rápido possível algo que ponha em causa a proteção das crianças», defendeu.

A complementariedade, a proximidade e a informação dos técnicos envolvidos, levam a resultados positivos, como os do ano transato, em que houve uma diminuição de cerca de 30 por cento de crianças institucionalizadas na região, referiu Ofélia Ramos.

No próximo dia 29 de abril, pelas 15h30, a CPCJO promove mais uma edição do Laço Humano, no Jardim Pescador Olhanense, estando todos os interessados convidados para participar.

Comentários

pub