Estudantes de Biologia tiveram encontro cheio de ciência e animação em Faro

A animação e (muito) boa disposição contrastava com as caras e movimentos cansados das centenas de estudantes de biologia que […]

A animação e (muito) boa disposição contrastava com as caras e movimentos cansados das centenas de estudantes de biologia que estiveram até à última no Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (ENEB), que a Universidade do Algarve (UAlg) acolheu desde a passada sexta-feira até hoje, terça-feira.

E não era para menos: ao longo de cinco dias, a organização algarvia do evento promoveu muitas iniciativas, a maioria orientadas ao conhecimento, como palestras e workshops, mas também algumas que estimularam o convívio.

Além de apresentações científicas, a 17ª edição do ENEB contou ainda com uma forte componente de promoção de bioempreendedorismo. Ex-alunos da UAlg, agora empresários, deram o seu testemunho, na primeira pessoa, nomeadamente num «short-talk» promovido pela empresa spin-off da universidade «Sparos», sobre o tema «Sparos Lda. – Um negócio com ciência» e através da palestra do co-fundador da empresa «Flying Sharks» João Correia.

Ao longo do evento, foram ainda promovidos cerca de 30 workshops, alguns dos quais com saídas de campo. Um programa já de si intenso, que justificaria o ar cansado dos participantes no último dia, ao qual se juntaram diversas atividades noturnas e de animação, como tertúlias, exibição de filmes e, esta segunda-feira à noite, um arraial na Praia de Faro.

Além de um balanço positivo, o encerramento do encontro também serviu para entregar os prémios do Concurso de Fotografia, subordinado ao tema «Persistência da Vida». Os prémios foram entregues pelo diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg Rui Cabral e Silva e pelo Sul Informação, media partner oficial do evento e cuja diretora Elisabete Rodrigues foi um dos membros do júri.

Os vencedores desta iniciativa, cujos prémios foram atribuídos pelo Zoomarine, foram Pedro Lopes (1º) e Maria Soares (2º).

 

ENEB também serviu para passar o testemunho na direção da ANEbio

No encerramento do encontro, o até domingo presidente da ANEbio André Soares, igualmente membro do Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade do Algarve (Nebua), que organizou o evento, frisou o «senhor trabalho» que a iniciativa deu. Um trabalho de equipa que «durou mais de um ano» e que coincidiu com uma fase de reestruturação da ANEbio, ao qual esteve ligado.

«Depois do trabalho do José Seco e da Diana Marques, no meu mandato chegámos a um ponto em que pudemos dar o próximo passo e servir, verdadeiramente, os estudantes de Ciências Biológicas. Há projetos verdadeiramente espetaculares na cabeça do pessoal e haverá novidades em breve», lançou.

O estudante da UAlg passou o testemunho à aluna do Instituto Superior de Agronomia (ISA), de Lisboa, Rita Bordonhos, que levantou um pouco o véu sobre o que será o futuro. «Levantámos, no dia 11 de abril, o nosso cartão de pessoa coletiva. Estamos, finalmente, legais (risos). Temos muitos projetos, muitos deles em parceria com a Ordem dos Biólogos, para criar oportunidades para estudantes e recém-licenciados, pois sabemos que só com a licenciatura é muito difícil fazer alguma coisa», referiu Rita Bordonhos.

«A ideia é criar uma plataforma que possa fornecer tudo o que seja oportunidades de bolsas, apoios e aumentar cada vez mais as respostas a todos os estudantes de biologia», disse.

O bastonário da Ordem dos Biólogos, que acompanhou grande parte do evento, mas que acabou por não poder estar no encerramento, por estar a dar «uma aula de marcadores genéticos no ISA», enviou uma mensagem escrita, onde salientou a «elevada qualidade deste encontro».

«O nível de qualidade está num patamar difícil de superar, pelo que dou os meus parabéns à comissão organizadora», referiu José de Matos.

No final do ENEB, foi ainda anunciado o local onde será realizada a próxima edição do encontro, a cidade de Braga, com os estudantes da Universidade do Minho a assumir a tarefa de o organizar.

 

Comentários

pub