Enterro do Senhor e arte para celebrar a Páscoa em Faro

A Procissão do Enterro do Senhor volta a ser o momento alto das celebrações da Páscoa, em Faro. A cerimónia […]

A Procissão do Enterro do Senhor volta a ser o momento alto das celebrações da Páscoa, em Faro. A cerimónia religiosa de Sexta-Feira Santa sai para a estrada a partir das 21 horas. Além desta cerimónia tradicional,  a baixa da capital algarvia será, igualmente, animada com a iniciativa «Arte Páscoa», ao longo dos próximos dias.

Na sexta-feira, a procissão sairá da Praça D. Francisco Gomes, seguindo pela Rua 1.º de Maio, Rua Filipe Alistão, Largo de São Pedro, Rua Baptista Lopes, Rua Lethes, Rua Sacadura Cabral, Rua Almeida Garrett, Rua de Santo António, Rua D. Francisco Gomes, terminando na Igreja da Misericórdia, Praça D. Francisco Gomes (junto ao Jardim Manuel Bivar).

Esta é uma «das mais imponentes manifestações litúrgicas que decorrem no Algarve e das mais antigas e participadas tradições da sociedade farense», frisou a Câmara de Faro. O cortejo religioso «simboliza a morte e enterro de Jesus Cristo e o cortejo que os Romanos Lhe fizeram até ao sepulcro».

Este ano a Procissão do Enterro do Senhor conta com o apoio do Município de Faro, do Motoclube de Faro, da ACRAL- Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, do artista Tolentino de Lagos, e das empresas “Gertal”, “Serunion”, “José Raimundo Gonçalves, Lda”, “Baião Lda.” e “Cristóvão Coelho”, Lda.

A Semana Santa está a ser, igualmente, marcada marcada pela iniciativa «Arte Páscoa», com decoração da Baixa de Faro, até ao dia 20 de abril. Nas ruas de Santo António e Dom Francisco Gomes, haverá uma exposição suspensa de peças religiosas do artista Tolentino de Lagos, estará colocada uma passadeira roxa nas ruas e decorrerá ainda um concurso de montras do comércio local, como forma de atrair e estimular a atividade e o movimento comercial nesta quadra.

Comentários

pub