Páscoa em Abril provocou quebra na hotelaria em Março

A taxa de ocupação hoteleira em março foi de 43,9%, ou seja 1,7pp abaixo do valor verificado no mesmo mês […]

A taxa de ocupação hoteleira em março foi de 43,9%, ou seja 1,7pp abaixo do valor verificado no mesmo mês de 2013, anunciou hoje a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Mais forte foi, porém, a quebra do volume de negócios, que diminuiu 4,2% face ao mês homólogo.

Este descréscimo veio interromper um ciclo de meses em que a taxa hoteleira no Algarve estava a sofrer subidas ligeiras mas constantes. Segundo a AHETA, a descida verificada na ocupação e volume de negócios no mês anterior deve-se ao facto de, no ano passado, a Páscoa ter sido em Março, garantindo a esse mês uma ocupação hoteleira mais alta.

Ainda de acordo com os dados da AHETA, os mercados que mais contribuíram para a descida verificada foram o nacional (-2,0pp), o alemão (-1,3pp) e o espanhol (‑0,8pp). Os mercados britânico (+0,6pp) e holandês (+0,4pp) foram os que mais subiram em termos homólogos.

As zonas de Tavira (-7,6pp) e de Monte Gordo/VRSA (-7,2pp) registaram as principais descidas. Albufeira, a principal zona turística da região, sofreu uma descida de 3,1pp.

Em situação inversa, as zonas de Carvoeiro/Armação de Pêra (+5,0pp) e Faro/Olhão (+2,5pp) foram as que apresentaram as maiores subidas.

Apesar da quebra em termos homólogos, a zona de Monte Gordo/VRSA voltou a registar a taxa de ocupação média mais elevada (69,5%). A mais baixa ocorreu em Tavira (34,2%).

Por categorias, os hotéis e aparthotéis de 5* (+0,8pp) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações. As maiores descidas foram registadas nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* (‑4,8pp) e nos de 3* (-2,5pp).

Os hotéis e aparthotéis de 5* registaram a ocupação mais baixa (40,5%), enquanto os de 3* registaram a mais alta (52,8%).

Comentários

pub