Cooperativa ECOS pôs entidades algarvias a falar sobre direitos sexuais e reprodutivos dos jovens

A saúde reprodutiva e direitos sexuais dos jovens estiveram em foco esta quarta-feira, na primeira reunião do projeto da Cooperativa […]

A saúde reprodutiva e direitos sexuais dos jovens estiveram em foco esta quarta-feira, na primeira reunião do projeto da Cooperativa ECOS «Falar Disso: Cooperação e Participação pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos dos Jovens no Algarve». Este primeiro encontro, que decorreu na delegação de Faro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), juntou cerca 30 departamentos e organizações da Saúde, Educação e Juventude do Algarve central.

O «Falar Disso» assume como principais objetivos «a cooperação entre organizações de diferentes setores e a promoção da participação ativa dos jovens no desenvolvimento das medidas e estratégias locais e regionais na área dos Direitos e da Saúde Sexual e Reprodutiva».

Além de uma reunião de trabalho com os parceiros, foi lançado oficial e publicamente o projeto, numa iniciativa em que participaram o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (CES) Central Carlos Queimado, o presidente da APF – Associação para o Planeamento da Família António Filhó, o presidente da ECOS Bruno António e a coordenadora do «Falar Disso» Sofia Martins, da mesma cooperativa.

Para Sofia Martins, «este é um projeto desafiante e extremamente pertinente para a região, que pretende ir ao encontro dos desafios enfrentados por grupos específicos ou mais vulneráveis».

«É extremamente motivador perceber que existe um enorme interesse por parte das entidades e organizações em oferecer respostas eficazes e que possam ter um real impacto na vida dos jovens», acrescentou.

Na reunião que deu o pontapé de saída para o projeto estiveram presentes dirigentes e profissionais de diferentes organizações e departamentos, entre equipas de saúde escolar, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), divisões de ação social, redes de voluntários, gabinetes de apoio ao jovem, coordenadores de educação para a saúde e jovens de diversas associações e grupos ativistas.

«Durante a tarde procurou definir-se as áreas prioritárias de intervenção na Saúde Sexual e Reprodutiva dos jovens do Algarve, mapear os principais desafios e problemáticas nesta área e dar início ao trabalho e comunicação entre os parceiros para a eficaz implementação do projeto», descreveu a ECOS, numa nota de imprensa.

Este evento incluiu ainda uma exposição de trabalhos fotográficos e de desenho de jovens artistas e contou com a presença da Amnistia Internacional com a sua recente campanha «O meu Corpo, Os meus Direitos».

O projeto «Falar Disso» é promovido pela Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento algarvia, em parceria com a APF. Atualmente, conta igualmente com o envolvimento do IPDJ Algarve, ACES Central, DGEstE – DSRA, Associação Académica da Universidade do Algarve, Agrupamentos de Escolas, CPCJ, projetos do Programa Escolhas, autarquias e «uma série de outras entidades e organizações dos concelhos centrais da região do Algarve».

Mais informações sobre o projeto «Falar Disso: Cooperação e Participação pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos dos Jovens no Algarve», podem ser obtidas no Facebook. Para entrar em contacto com os coordenadores do projeto, enviar mensagem para o email [email protected].

Comentários

pub