Chuva forte pode causar inundações e perigos na estrada

Chuva por vezes forte, granizo e rajadas de vento que podem atingir os 80 quilómetros por hora aconselham a cuidados […]

Chuva por vezes forte, granizo e rajadas de vento que podem atingir os 80 quilómetros por hora aconselham a cuidados redobrados, ao longo desta terça-feira, alertou a Autoridade Nacional de Proteção Civil. O Algarve e o Alentejo continuam hoje em alerta laranja, principalmente devido à forte precipitação esperada, pelo que há que estar atento a efeitos adversos, como inundações e lençóis de água nas estradas, entre outros perigos.

Segundo a ANPC, a intensidade da chuva pode chegar aos 10/20 mm/hora, podendo acumular 30 a 40 mm num período de 6 horas. Muita água em pouco tempo, uma fórmula sempre indesejável, nomeadamente para quem vive em zonas de cheias.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para o Algarve e Baixo Alentejo, além de «períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada», alerta para a eventual «ocorrência de fenómenos extremos de vento». No mar, as ondas podem atingir os 4 a 5 metros na costa ocidental, com orientação Oes-Sudoeste.

Comentários

pub