Já choveu mais no 1º dia de Abril do que a média mensal

Inundações «pontuais» foram registadas ao longo do dia de hoje no Barlavento algarvio, nomeadamente nos concelhos de Silves, Portimão e […]

Inundações «pontuais» foram registadas ao longo do dia de hoje no Barlavento algarvio, nomeadamente nos concelhos de Silves, Portimão e Lagoa, mas têm sido «resolvidas prontamente pelos bombeiros», revelou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

Contactado pelo Sul Informação, o CDOS revelou que, apesar da muita chuva que tem caído na região, esta terça-feira ainda não há incidentes de grande envergadura a lamentar. Apenas inundações pontuais, queda de muros, barreiras e árvores.

Ainda assim, a Proteção Civil mantém o Alerta Azul na região do Algarve.

Ontem, ao final da tarde, ventos fortes danificaram duas casas, em Vilamoura e arrancaram várias árvores na mesma localidade do concelho de Loulé. Segundo o canal televisivo SIC, «a população fala na passagem de um tornado». Mas tudo indica que, na realidade, tenha até havido dois fenómenos extremos, mais ou menos na mesma zona.

 

Chuva de hoje ultrapassa média mensal

Hoje, segundo o site Meteofontes, na zona de Lagoa/Portimão já caíram, desde as 11 horas da manhã, 54.4 mm de chuva. Tendo em conta que a média de chuva em Abril é de 39 mm, isto significa que logo no primeiro dia do mês essa média mensal já foi largamente ultrapassada.

Bruno Gonçalves, responsável pelo Meteofontes, disse ao Sul Informação que «o valor diário mais alto registado em Abril, pelo IPMA, é de 47,9mm… de acordo com a Normal 1981-2010», valor esse também já ultrapassado.

O meteorologista amador salientou que «a tendência é agora a chuva ir diminuindo de intensidade de Barlavento para Sotavento (que é onde a precipitação mais forte está agora), passando depois a regime de aguaceiros, que se manterão até amanhã. Mas sempre em quantidades muito menores… o valor de hoje é excecional».

Bruno Gonçalves adiantou ainda que o valor de hoje só tem equivalente «ao ocorrido no dia 16-11-2012, em que os acumulados foram similares». Ou seja, equivalente a 16 de Novembro de 2012, dia em que os concelhos de Lagoa e de Silves foram afetados por um tornado, que deixou um rasto de destruição. Felizmente, desta vez tem sido sobretudo a chuva a cair com intensidade.

«Naquele dia, as trovoadas eram mais fortes, o que denotava maior convetividade. Hoje foram fracas e dispersas, as nuvens não tinham todos os ingredientes para crescerem ainda mais na vertical! Ontem, por exemplo, havia muito mais instabilidade», acrescentou.

 

Nota: As fotos foram publicadas pela Freguesia de Silves na sua página de Facebook.

 

 

Comentários

pub