Campanha de investigação estima biomassa da sardinha para avaliar stocks

O navio de investigação Noruega está a realizar uma campanha de investigação, em que se vão usar em simultâneo, pela […]

O navio de investigação Noruega está a realizar uma campanha de investigação, em que se vão usar em simultâneo, pela primeira vez, o MPDO (método de produção diária de ovos) para sardinha e o rastreio acústico para essa espécie e outros peixes pelágicos, com o intuito de comparar as duas metodologias.

Estas metodologias têm como objetivo estimar a biomassa da sardinha (MPDO e rastreio acústico) e de outras espécies pelágicas (rastreio acústico) para a avaliação de stocks.

Os trabalhos decorrerão ao longo da costa Portuguesa (desde Caminha a Vila Real de Santo António) e em águas espanholas do Golfo de Cádis, seguindo um trajeto pré-definido de transetos perpendiculares à costa.

A campanha de investigação é financiada pelo Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB/DCF).

A fim de permitir estimar a abundância do stock reprodutor, a campanha de MPDO tem de cobrir toda a potencial área de desova da sardinha.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), cujos investigadores são os responsáveis pela campanha, explica que o método se baseia, por um lado, na recolha de amostras de plâncton (com rede CalVET) e de parâmetros ambientais (perfis de CTD) que são posteriormente utilizados para estimar a área de desova e a produção de ovos.

O método baseia-se também na realização de operações de pesca para obtenção de amostras de adultos de sardinha utilizadas na determinação dos parâmetros reprodutores dos adultos (peso médio das fêmeas, proporção entre sexos, fecundidade parcial e fracção de desova diária).

Essas pescas são complementadas por amostras provenientes da frota comercial (cerco) que, prontamente, colabora com o IPMA na obtenção desta informação.

A metodologia acústica baseia-se na integração (soma) dos ecos de cardumes de peixes obtidos através de uma sonda hidroacústica científica, ao longo de um percurso de amostragem, cobrindo toda a area de distribuição da sardinha (normalmente entre a batimétrica dos 20m e dos 200 metros).

Durante a campanha, as operações de pesca realizadas servem igualmente para obtenção dos parâmetros biológicos dos peixes necessários à aplicação da metodologia de rastreio acústico (composição de comprimentos, relação peso-comprimento, idades, sexo, estados de maturação sexual e de gordura). As pescas ajudam também na identificação dos ecos das espécies obtidos pela sonda.

Comentários

pub