Berço de cortiça “algarvio” vence segundo prémio do «Green Furniture Award»

O berço “algarvio” feito inteiramente em cortiça «Sleep Tight» venceu o segundo prémio do concurso internacional Green Furniture Award. As […]

O berço “algarvio” feito inteiramente em cortiça «Sleep Tight» venceu o segundo prémio do concurso internacional Green Furniture Award. As arquitetas Karin Pereira e Sofia Chinita, que apresentaram o projeto a concurso, receberam o prémio esta sexta-feira, numa cerimónia que decorreu em Itália.

«Orgulhamo-nos por este resultado que premeia a nossa autonomia intelectual e esforço criativo. Partilhamos esta felicidade com todos aqueles que comungam da nossa satisfação», declararam as arquitetas, após a cerimónia, numa reação enviada ao Sul Informação.

Este berço está no centro de uma polémica, com as suas autoras a serem acusadas de plágio por outra dupla de arquitetos, que alegam que as suas colegas de profissão copiaram um modelo já existente desde 2007, de nome «Simon Egg» e por eles registado em 2013, no Instituto de Harmonização do Mercado Interno.

Uma acusação que as autoras do «Sleep Tight» rejeitam, garantindo que não conheciam o berço projetado por Vasco Afonso e João Mourão. Por outro lado, consideram que os dois projetos são «claramente distintos».

Esta polémica não inviabilizou a participação do berço no conceituado concurso internacional. O protótipo do «Sleep Tight» foi construído pelo artesão António Luz, no âmbito do projeto TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais», lançado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e cuja gestão está atualmente a cargo da empresa ProAtiveTur.

Numa nota publicada na passada quinta-feira, a organização do concurso informou que tinha conhecimento da polémica (através dos representantes legais de Vasco Afonso e João Mourão), justificando que não identificaram antes o potencial conflito devido ao facto de o berço «Simon Egg» ainda não estar no mercado.

«Os dois designs são similares, enquanto conceito base, mas com detalhes distintos, e se ambos podem coexistir ou não é algo que não se pode determinar no espaço de poucos dias (o Green Furniture Award termina amanhã), tem de ser estabelecido entre os designers e/ou as empresas que o irão produzir», considera a organização do concurso, numa nota publicada no site oficial.

«O prémio monetário do Green Furniture Award para o berço Sleep Tight não será pago até que seja estabelecido se os dois designs podem ou não coexistir. Se o Sleep Tight permanecer um produto depois disso, receberá o prémio. Caso contrário, o prémio transitará para o concurso do próximo ano (o berço Simon Egg não pode receber o Green Furniture Award 2014, mesmo que venha a ser o único modelo de berço em cortiça depois disto, uma vez que não participou na competição)», acrescentam.

 

Comentários

pub