Alunos de Loulé pedem a palavra e vão à Assembleia da República

Alunos do Colégio Internacional de Vilamoura estão hoje na Assembleia da República, em Lisboa, para assistir a uma interpelação ao […]

Alunos do Colégio Internacional de Vilamoura estão hoje na Assembleia da República, em Lisboa, para assistir a uma interpelação ao Governo. É o arranque da iniciativa cívica “Peço a Palavra!”, organizada pela Comissão Concelhia das Comemorações do 25 de Abril em Loulé, que há-de levar até ao parlamento todos os alunos do 11º e 12º anos do concelho.

Os jovens estudantes vão ainda almoçar na cantina parlamentar com os deputados que encontrarem ao acaso. «Algum pode ter na frente desde o deputado desconhecido ao mais conhecido e ativo, desde o mais coerente ao que não se sabe, desde o algarvio ao minhoto…», explica Carlos Albino, responsável pela Comissão Concelhia.

Na parte da tarde, acompanhados pelo militar de Abril Aniceto Afonso, reconhecido historiador, fazem o percurso de Salgueiro Maia desde o Terreiro do Paço ao Largo do Carmo. Numa próxima deslocação, alunos de outra escola poderão, por exemplo, ser dos primeiros visitantes do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, que deve abrir precisamente no próximo dia 25, 40 anos depois da Revolução.

Esta que é «talvez a maior iniciativa de cidadania da Comissão Concelhia», conta com a cooperação e colaboração de todas as escolas do concelho e os apoios do Círculo Teixeira Gomes – Associação Pelo Algarve e de todos os deputados eleitos pelo Algarve (todos, sublinhe-se)».

Em declarações ao Sul Informação, Carlos Albino fez questão de sublinhar que esta é uma «iniciativa cívica», já que os alunos «não vão fazer uma visita guiada à Assembleia da República, mas sim assistir a um debate parlamentar, para poderem ver como aquilo efetivamente funciona».

“Peço a Palavra” contará com a participação de todas as Escolas do concelho de Loulé, «porque são estas os principais centros de cidadania de hoje para amanhã», acrescentou. E tudo começa com os alunos do Colégio Internacional de Vilamoura, depois do adiamento de outras duas escolas por força dos respetivos calendários escolares alterados de urgência.

Depois da visita à AR e locais emblemáticos do 25 de Abril e da em Lisboa, cada um dos jovens, «refletidamente», redigirá uma página com o “discurso imaginário” que faria no parlamento destinado ao concurso concelhio “Peço a Palavra”», explica ainda Carlos Albino.

«Não é hora de referir prémios mas acrescentamos, são apetitosos (de que maneira!) mas a custo zero para o erário. Tudo será aqui descrito com frontalidade, transparência e seriedade», acrescenta. Quem sabe se parte do prémio não passará por ter alguns dos melhores atores nacionais, com ligações a Loulé, como Diogo Infante ou Victoria Guerra, a ler os discursos selecionados?

 

Comentários

pub