Algarve volta a ser recordista nacional e ganha mais 13 praias com bandeira azul

O Algarve continua a ser o líder nacional em número de praias galardoadas com bandeira azul: são 82, uma delas […]

O Algarve continua a ser o líder nacional em número de praias galardoadas com bandeira azul: são 82, uma delas fluvial, contra 69 no ano passado.

A praia do Peneco, em Albufeira, faz a sua estreia, enquanto outras 12 que tinham perdido ou não tinham concorrido à bandeira azul em anos anteriores vão voltar a hasteá-la.

No total nacional, o galardão de qualidade ambiental e segurança foi atribuído a 298 praias, das quais 18 fluviais, e a 17 marinas, o que representa uma subida de 08%, em relação ao ano passado, anunciou esta quarta-feira José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul.

No Algarve, só mesmo os dois concelhos que de facto não têm nem mar nem rio não têm bandeira azul (Monchique e São Brás), já que há praias galardoadas nos restantes 14 municípios, incluindo Alcoutim, com a sua praia fluvial do Pego Fundo.

Este ano, assinala-se a entrada do Peneco (Albufeira), e 12 reentradas em Albufeira (3), Castro Marim (3) Lagoa (5) e Olhão (1).

Assim, em Albufeira (a campeã nacional em número de praias, com 23), entra o Peneco e reentram Inatel, Pescadores e Falésia-Açoteias.

Em Lagoa, passam a poder hastear o galardão as praias dos Caneiros, Carvoeiro, Pintadinho, Senhora da Rocha e Vale do Olival, enquanto em Castro Marim a bandeira será colocada em Alagoa-Altura, Praia Verde e Cabeço.

Em Olhão, reentra na lista a praia da Fuseta Ria, voltada para a zona lagunar da Ria Formosa.

Nos casos de Lagoa e Castro Marim, o regresso das suas praias à lista da bandeira azul tem a ver com a mudança de atitude das autarquias, já que, em anos anteriores, por discordarem de alguns dos critérios, as Câmara Municipais tinham decidido não concorrer ao galardão.

Por concelhos, depois de Albufeira, com 23 praias, seguem-se Loulé (10), Vila do Bispo (9), Lagos (6), Portimão (5), Lagoa (5), Faro (4), Tavira (4), Vila Real de Santo António (4), Aljezur (3), Olhão (3), Castro Marim (3), Silves (2) e Alcoutim (1).

Além disso, as quatro marinas algarvias – Vilamoura, Portimão, Albufeira e Lagos – voltam a ostentar todas a bandeira azul.

 

Mais praias galardoadas em todo o país

No Norte, contabilizam-se 66 praias com bandeira azul distribuídas por 11 concelhos. Na lista, estão três praias fluviais e registou-se a saída de Leça da Palmeira.

No Centro, receberam o galardão 27 praias que se espalham por 18 concelhos, um dos quais é novidade: Oliveira do Hospital. Em 2014, nesta zona, as bandeiras vão estar em oito praias fluviais e entrou uma praia para o lote: Alvôco das Várzeas.

Na zona do Tejo, foram contabilizadas 49 praias, das quais cinco fluviais. As bandeiras vão ser hasteadas em 13 concelhos, tendo-se registado a entrada de Pampilhosa da Serra e de quatro praias: Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Santa Luzia e Lagoa de Albufeira do Mar. Saíram as praias de Crismina, Calada, Algodio e Castelo.

No Alentejo, 27 praias de mar e uma fluvial (Albufeira da Tapada Grande, em Mértola) podem hastear a bandeira azul, estando na lista sete concelhos e uma praia nova: Furnas. Nesta região, assinalou-se a reentrada do Farol.

Nos Açores, o galardão foi atribuído a 32 praias de 10 concelhos, registando-se a entrada para a lista da Baixa da Areia e seis reentradas, todas as do município da Praia da Vitória (Escaleiras, Praínha, Grande, Biscoitos, Porto Martins e Riviera). Sem bandeira azul vão ficar Porto Pim e a zona balnear de Santa Cruz da Graciosa.

Na Madeira, a bandeira pode ser colocada em 15 praias, ao longo de nove concelhos, tendo-se registado as reentradas na lista da Calheta, Ribeira Brava e Ponta Delgada. De saída está a praia Roca Mar.

Na lista de marinas, destacou-se a reentrada das marinas da Praia da Vitória e Vila Franca do Campo (Açores) e a entrada da marina de Vila do Porto, também nos Açores.

“Poluição nos Oceanos: esclarecer, planear e agir” é o tema para as 712 ações de sensibilização nas praias, marinas, embarcações recreativas a ser desenvolvidas nas zonas litorais e balneares.

As cerimónias de hastear das primeiras bandeiras azuis de 2014 estão marcadas para a Póvoa do Varzim, a 1 de junho, Mértola (Albufeira da Tapada Grande, nas Minas de São Domingos), a 6 de junho, e na Marina de Albufeira, a 13 de junho.

 

Veja aqui a lista por regiões das praias galardoadas com Bandeira Azul em 2014.

 

Comentários

pub