“OPTO.eu – II Fórum de Educação e Formação do Algarve” divulga programa

O “OPTO.eu – II Fórum de Educação e Formação do Algarve” está de regresso ao Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), […]

O “OPTO.eu – II Fórum de Educação e Formação do Algarve” está de regresso ao Espaço Multiusos de Albufeira (EMA), de 8 a 10 de maio, depois do sucesso da primeira edição que, no ano passado, atraiu mais de meio milhar de alunos.

A programação desta segunda edição é diversificada, tentando ir ao encontro das necessidades de toda a comunidade educativa, nomeadamente jovens do 3º ciclo, ensino secundário e profissional, não esquecendo pais e encarregados de educação, educadores, professores.

No primeiro dia do certame, o programa paralelo de atividades começa às 10h00, com a exibição de um Vídeo, que retrata um conjunto de reportagens sobre o ensino secundário e profissional, efetuado no âmbito do Projeto Pescador de Sonhos, da Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA) e do Serviço de Psicologia e Orientação dos Agrupamentos Escolares de Albufeira (SPO).

Segue-se, uma comunicação sobre a “Rede EURES| Mobilidade Profissional no Espaço Europeu”, da responsabilidade de Natália Toregão, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), delegação de Faro.

Na parte da tarde, a partir das 14h00, o programa prossegue com a apresentação “The Marshmallow Challenge”, uma iniciativa que integra, igualmente, o Projeto Pescador de Sonhos.

O último painel do dia, essencialmente vocacionado para os mais novos, vai precisamente abordar o “Empreendedorismo Júnior” e faz parte do Projeto Em Con_tato, da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

Ainda, no dia 8, tem início a programação específica para pais e encarregados de educação, educadores e professores.

O primeiro painel, a decorrer entre as 16h30 e as 17h30, fica a cargo de Rosa Madeira, docente da Universidade de Aveiro, que vai abordar “A Pedagogia da Felicidade”, um tema bastante pertinente e que gera grandes expectativas em termos de adesão.

Depois desta primeira intervenção, cabe à Federação Regional de Associações de Pais do Algarve (FRAPAL) promover o que intitulou de “Conversas com Pais”.

No segundo dia do Encontro, 9 de maio, os jovens continuam a ter muito por onde escolher, durante todo o dia, entre as 10h00 e as 16h30.

A abertura do programa fica à responsabilidade do Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Albufeira (GIP) que vai falar sobre “Oferta Formativa e Educativa para jovens pós 9º ano”, numa ação de sensibilização sobre procura de emprego para jovens finalistas.

Segue-se a apresentação de alguns casos de jovens empreendedores do Algarve que escolheram o sugestivo tema “Eu Optei – Percursos Formativos e empreendedorismo na 1ª pessoa”.

Após o almoço, a partir das 14h00, é a vez do Instituto Português do Desporto e da Juventude de Faro (IPDJ) apresentar a comunicação “Optar com experiência”, que visa contar algumas histórias sobre Voluntariado e Associativismo.

Para terminar em grande e de forma mais descontraída, os alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo| Interpretação, do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, escolheram um grande mestre e uma excelente obra para presentear os participantes “Romeu e Julieta” de Shakespeare, um pequeno excerto da peça adaptada aos tempos modernos.

A programação destinada a professores e pais retoma entre as 16h30 e as 19h00. Angeline Alho, da SPO, vai apresentar “Em tons diferentes de cores iguais” numa abordagem da Educação para o autoconhecimento e igualdade de oportunidades.

A FRAPAL fecha o programa deste segundo dia com “Conversas com Pais”, tema que vai reservar, também, para o último dia, 10 de maio, desta feita entre as 15h00 e as 17h30, e que constitui uma excelente oportunidade para pais, encarregados de educação, educadores e professores focalizarem-se em alguns dos problemas do sistema educativo, de forma calma e descontraída, fora do ambiente escolar.

A 2ª edição do “OPTO.eu – Fórum de Educação e Formação do Algarve” é uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEST-DSRAL), o IEFP e conta, ainda, com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas de Albufeira.

Para mais informações consulte o portal da Autarquia em www.cm.albufeira.pt

 

PROGRAMA – SALA B

8 DE MAIO

|Vídeo Reportagem sobre ensino secundário e profissional – das 10h00 às 11h00

|Rede EURES – Mobilidade Profissional no Espaço Europeu – das 11h30 às 12h00

|The Marshmallow Challenge – Exercício de Decisões – das 14h00 às 15h00

|Empreendedorismo Júnior – das 15h15 às 16h00

 

PROGRAMAÇÃO DESTINADA A PROFESSORES E PAIS

|Pedagogia da Felicidade – das 16h30 às 17h30

|Conversas com Pais – 18h00 às 19h00

 

9 DE MAIO

|Oferta Formativa e Educativa para jovens pós 9º ano – das 10h00 às 11h15

|Eu Optei – Percursos formativos e empreendedorismo na 1ª pessoa – das 11h30 às 12h30

|Optar com experiência| Voluntariado e Associativismo – das 14h00 às 15h00

|”Romeu e Julieta” excerto da peça adaptado aos tempos modernos – das 15h00 às 16h30

 

PROGRAMAÇÃO DESTINADA A PROFESSORES E PAIS

|Em tons diferentes de cores iguais| Educação para autoconhecimento e igualdade de oportunidades – das 16h30 às 17h30

|Conversas com Pais – das 18h00 às 19h00

 

10 DE MAIO

|Conversas com Pais – das 15h00 às 17h30

Comentários

pub