“Dias de abril” comemoram 40 anos da Revolução dos Cravos em São Brás de Alportel

A Liberdade de pensar, sentir e agir conquistada há 40 anos é celebrada em São Brás de Alportel com uma […]

A Liberdade de pensar, sentir e agir conquistada há 40 anos é celebrada em São Brás de Alportel com uma edição especial do programa comemorativo “Dias de Abril”, que contempla várias atividades e eventos para todas as idades, e contou com a iniciativa de uma comissão local de comemorações, em parceria com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.

A celebração dos “Dias de Abril” começou no dia 12 deste mês, com a exibição do filme “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”, um retrato da coragem e entrega pessoal do diplomata português que ajudou milhares de refugiados, no Cineteatro São Brás.

Na quarta-feira, dia 23, o Dia Mundial do Livro abraçou a luta pela Liberdade com várias sessões do recital “Liberdade! Liberdade!: Poemário da Liberdade” por Afonso Dias, que durante a manhã esteve nas escolas e à tarde passou pela Biblioteca Municipal, para uma sessão que teve como convidados muito especiais os alunos da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Amanhã, dia 25 de abril, as comemorações começam logo pela manhã, com a Cerimónia do Hastear da Bandeira às 10h00, na presença da Banda Filarmónica de São Brás, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa do 40.º Aniversário do 25 de abril no Salão Nobre da Câmara Municipal, que contará com a presença do capitão de abril são-brasense, o Almirante Martins Guerreiro.

A pensar nas histórias que fazem parte desta História da Liberdade, as associações locais foram convidadas a participar nesta celebração com a Exposição “DesafiArte”, a ser inaugurada na sede da União Desportiva Recreativa Sambrasense.

Não esquecendo que uma música deu o sinal de arranque para a Revolução que celebramos hoje, 40 anos depois, o Cineteatro São Brás será palco do espetáculo musical “Canções Livres” pelo grupo de música tradicional portuguesa Cante Andarilho, a ter início às 21h30.

Os “Dias de Abril” contemplam ainda as Comemorações do Grupo Desportivo e Cultural de Machados com o tradicional Jogo de Futebol Solteiros Vs Casados às 10h00, a terminar com um almoço-convívio na sede do grupo.

As Comemorações do 40.º Aniversário do 25 de abril procuram homenagear aqueles que estiveram envolvidos na revolução que mudou o rumo do país, proporcionando aos portugueses um futuro mais igualitário e democrático, e celebrar a data recordando os valores conquistados pelo povo, os valores da Liberdade, da Esperança e da Cidadania, numa luta pacífica e vitoriosa.

Comentários

pub