«Jordânia» de Pedro Barros mostra-se nos claustros do Convento de S. José em Lagoa

A exposição de fotografia «Jordânia», com fotos a preto e branco de Pedro Barros e textos de Álvaro Figueiredo, vai […]

A exposição de fotografia «Jordânia», com fotos a preto e branco de Pedro Barros e textos de Álvaro Figueiredo, vai estar patente nos claustros do Convento de S. José, em Lagoa, de 17 a 19 de abril, no âmbito do Mercado de Culturas… à Luz das Velas, que vai decorrer por esses dias no edifício e nas ruas à sua volta.

Além da mostra que apresenta uma visão pessoal sobre o Reino Hashemita da Jordânia, serão ainda projetadas nas paredes de cal imagens das viagens do fotógrafo e arqueólogo Pedro Barros pela «Síria» e pelo «Egipto».

Pedro Barros, nascido em Lisboa em 1975, exerce a profissão de Arqueólogo no Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Desde 1996, além de ter ilustrado alguns artigos sobre Património Cultural em várias revistas, conta com sete exposições individuais temáticas, onde se destacam “Foz Côa – o silêncio de um vale” (exibida entre 1996-2002 em Portugal e Espanha, produzida pelo Centro de Estudos Arqueológicos), “Ganhões” (2000-2002, Portugal, Espanha e Itália, Associação Inter-cultural Fala Só), “Algarve Doce” (2001-2004, Portugal, Museu do Traje de São Brás de Alportel), “Cortiça” (2007-2012, Portugal, Museu do Traje de São Brás de Alportel), “Síria” (2010-2013, Portugal, Câmara Municipal de Loulé), “Egipto” (2012-2013, Portugal, Câmara Municipal de Loulé) e “Jordânia”(Portugal, Câmara Municipal de Loulé).

Cooperou também enquanto elemento de júri e em 1999 foi galardoado com o 1° Prémio no Concurso de Fotografia Digital “À Descoberta do Litoral de Lagos”.

Álvaro Figueiredo estudou Arqueologia em Londres no Institute of Archaeology, University College London, onde se especializou em Arqueologia do Próximo e Médio Oriente Antigo, e língua Árabe na School of Oriental & African Studies, University of London.

Participa em vários projetos arqueológicos no Médio Oriente e no Egipto, onde se destaca o seu trabalho nas necrópoles do sítio Predinástico de Hierakonpolis (Kom el-Ahmar) no Alto Egipto, no oásis de Azraq e no sítio romano-bizantino de Qasr Burqu, na Jordânia.

Em Portugal colabora como bio arqueólogo para a empresa Era Arqueologia, e é um dos investigadores principais do “Lisbon Mummy Project” investigação radiológica das múmias egípcias da coleção do Museu Nacional de Arqueologia de Lisboa, em colaboração com Imagens Médicas Integradas (IMI).

Professor convidado de várias instituições de âmbito cultural e científico no Reino Unido, em Portugal e nos EUA, e com interesses específicos nas áreas da Egiptologia, Império Romano no Mediterrâneo Oriental e na Península Ibérica, origens e desenvolvimento do Islão, e história contemporânea do Mundo Árabe, trabalha e vive entre as cidades de Londres e Lisboa.

Comentários

pub